36 anos de lutas

CUT colaborou com mobilização pela constituinte de 1988

Senador Paulo Rocha destacou os 36 anos da Central Única dos Trabalhadores, que culminou na união dos trabalhadores por seus direitos
Foto: Roberto Pariziotti

Os 36 anos da fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), comemorado em 28 de agosto, foram lembrados pelo senador Paulo Rocha (PT-PA) nesta sexta-feira (30).

Ele lembrou que o histórico de lutas dos trabalhadores já existia no período da ditadura militar, mas faltava uma entidade que unisse todas as categorias em torno de uma pauta ampla, como combate ao desemprego, redução da jornada de trabalho, seguridade social, inflação, moradia, além de liberdade democrática e autonomia sindical.

Paulo Rocha lembrou ainda que participou do encontro em 1982, que envolveu 912 entidades sindicais que resultou na fundação da CUT. Ele disse que foi a partir da tomada dessa consciência coletiva que os trabalhadores puderam ir além e contribuir muito mais.

“Acho que o ápice desse processo foi na constituinte de 1988, quando, por meio de mobilização, não só da classe trabalhadora, mas da própria sociedade, fluiu para dentro da constituinte os interesses do nosso país”, disse.

Com informações da Agência Senado