Receita de Donuts Mochi (crocantes e crocantes; Donuts Pon de Ring em borracha)

  • Compartilhar Isso
Olympia Ramirez

Donuts estaladiços e frescos com a textura do mochi no interior - chega de esperar na fila para comprar donuts mochi, porque ao fazer esta receita fácil de donuts mochi em casa, terá o doce mais fresco de sempre.

Vou mostrar-lhe como fazer donuts mochi a partir do zero, sem a tarefa tediosa de enrolar bolas de massa, tudo o que precisa é de um saco de pasteleiro e papel vegetal!

Textura & sabor de donuts mochi

Se ainda não ouviu falar de donuts mochi, deve estar a viver debaixo de uma pedra, porque estes são o melhor dos dois mundos: donut e mochi! Estes donuts foram popularizados no Japão pelo Mister Donut e conhecidos como "pon de ring", cujos donuts são famosos pela sua forma de anel de bolhas. Também são muito apreciados pela sua textura semelhante à do mochi no interior e pela crosta de donut frito.

A primeira vez que ouvi falar destes deliciosos donuts foi através dos nossos fantásticos vizinhos, que deixaram alguns donuts mochi frescos numa manhã de fim de semana. Nunca tinha comido donuts com um centro extra mastigável e uma crosta exterior estaladiça, mas fiquei viciado. Pouco tempo depois, andei pela cidade e experimentei vários donuts mochi da Fill Bakeshop, Friendly Donuts e MoDo Hawaii.

A maioria tem uma forma de anel de bolha e são regados com alguns sabores saborosos como goiaba, earl grey, matcha e sésamo preto. O meu favorito são os donuts MoDo pela sua textura leve e arejada, mantendo um centro mastigável.

Depois de pesquisar na Internet e testar esta receita tantas vezes, finalmente encontrei a combinação perfeita de texturas e sabores de mochi e donuts que adoro.

O que é o mochi?

O mochi é um tipo de bolo de arroz feito de arroz glutinoso de grão curto, água, açúcar e amido de milho. Depois de cozinhado, o arroz é frequentemente esmagado até formar uma pasta pegajosa e moldado em diferentes formas.

Pensa-se que este processo teve origem na China Antiga e acabou por ser introduzido no Japão (que popularizou o mochi) durante o período Jomon. No Japão, há uma cerimónia tradicional para fazer mochi chamada mochitsuki.

Ingredientes para estes donuts de mochi

Depois de comer tantos tipos diferentes de donuts mochi, descobri que gosto de um pouco de mastigação com uma textura arejada no centro e uma casca exterior estaladiça. Algumas das outras receitas que experimentei adicionaram farinha de trigo, o que não me agradou, uma vez que me deu uma textura mais crocante.

Para combater esta textura macia, utilizei farinha de mochiko, amido de tapioca, açúcar, fermento em pó, sal, um ovo, leite e gordura vegetal. Para obter aquele centro em borracha caraterístico, utilizei uma combinação de mochiko e amido de tapioca. Também utilizei gordura vegetal para obter uma camada exterior extra estaladiça e estaladiça. Se reparou, esta é uma receita semelhante às minhas waffles de pandan e ube.

É importante notar que a farinha mochiko é diferente da farinha de arroz glutinoso que vê noutras mercearias asiáticas - especificamente as que se encontram no saco de plástico com a fonte verde. A mochiko é feita de arroz glutinoso de grão curto, enquanto que o outro saco é feito de arroz glutinoso de grão longo - a textura dos seus donuts vai mudar se tentar substituir estes tipos de farinhas.

Como fazer anéis de donut com flores RAPIDAMENTE

Depois de testar várias receitas de donuts mochi de outros bloggers, reparei que a textura dos seus donuts nunca era tão boa como a dos donuts comprados em lojas.

Ao ver vídeos no youtube, rapidamente aprendi que isso se devia ao facto de a maioria das lojas de donuts (se não todas) ter uma textura de massa completamente mais fina do que muitas das receitas que via online.

A massa é tão fina que eles usam uma extrusora sofisticada para produzir um exército de donuts mochi de cada vez, enquanto muitas receitas caseiras faziam massas mais grossas que era preciso enrolar à mão, meticulosamente, oito bolas para cada donut.

Para fazer estes donuts em forma de anel de bolhas, apertei suavemente um anel de 8 bolas num pedaço de papel vegetal.

Uma dica útil é usar uma faca para cortar a massa do saco de pasteleiro e soltá-la no papel vegetal. Acho que assim a bola fica mais limpa e também limpo a faca entre cada corte. Se quiser arredondar ainda mais o seu donut, mergulhe o dedo em água e molde cuidadosamente a parte de cima de cada bola para que fique lisa. Se não tiver um saco de pasteleiro ou uma ponta, pode facilmente usar umum saco ziplock de 4 litros e cortar o canto para criar um saco.

Também pode fazer a forma tradicional de anel de donut, mas presumo que a forma de bolha é para ser mais gira e para obter mais área de superfície para uma textura mais estaladiça - já para não falar que são divertidos de abrir e comer!

Como fritar os donuts de mochi

Para fritar os donuts mochi, gosto de usar óleo vegetal (ou óleo de cozinha neutro semelhante) porque é bastante barato, pode ser encontrado na maioria dos lugares e tem um alto ponto de fumo. Eu adiciono cerca de 2 polegadas de óleo do fundo para garantir que meus donuts estejam totalmente cobertos durante a fritura e aqueça-o a 350 ℉. Use um termômetro de leitura instantânea para garantir que você mantenha o óleo na temperatura certa.

Levante cuidadosamente o papel vegetal para transferir o donut, baixe-o para o óleo e empurre-o suavemente para que fique submerso. Espero cerca de 30 segundos para que os donuts libertem o papel vegetal e depois retiro o papel com uma pinça.

Vire o donut e utilize o coador ou uma pinça para submergir completamente o donut durante cerca de 1 minuto e, em seguida, vire-o novamente. Retire-o assim que ambos os lados estiverem uniformemente cozinhados num castanho dourado claro e transfira-o para uma grelha forrada com papel absorvente. É importante lembrar que, uma vez que não há farinha de trigo nesta receita, os donuts não vão dourar como os donuts normais, por isso deve retirá-los quando estiverem ligeiramentedourado.

Como fazer a cobertura

A cobertura é uma das minhas partes favoritas dos donuts, porque pode divertir-se imenso a adicionar sabores diferentes. Alguns dos meus sabores favoritos são morango e fava de baunilha.

Para a fava de baunilha, utilizo açúcar em pó, alguns salpicos de leite e pasta de fava de baunilha. É preferível utilizar um batedor de arame para fazer esta cobertura, pois é necessário retirar todos os grumos. Para o morango, adiciono açúcar em pó, alguns salpicos de leite e um pouco de compota de morango.

Se estiver um pouco espesso, adiciono um pouco mais de leite para o tornar mais fino. Se estiver demasiado fino, adiciono um pouco mais de açúcar em pó. Deve ser suficientemente fino para cobrir os contornos do donut, mas não tão fino que escorra pelos lados depois de virar o donut para cima.

Assim que os donuts saem da fritadeira e escorrem o excesso de óleo numa grelha, mergulho-os diretamente na cobertura e deixo-os repousar novamente na grelha durante cerca de 1 minuto, para que a cobertura endureça ligeiramente.

Como servir e guardar os donuts mochi

Sirva estes donuts frescos com um pouco de cà phê sữa đá ou café de coco gelado e impressione os seus amigos! É melhor comê-los frescos e saborear as texturas crocantes e mastigáveis.

De que são feitos os donuts mochi?

Os donuts Mochi são tipicamente feitos de farinha mochiko (uma farinha japonesa de arroz glutinoso de grão curto), amido de tapioca e outros ingredientes como açúcar, leite e fermento em pó, entre outros.

O mochiko é o mesmo que farinha de arroz glutinoso?

A farinha de Mochiko é diferente de outros tipos de farinha de arroz glutinoso. Para esta receita, utilizei a farinha de Mochiko da Koda Farms porque é feita de arroz glutinoso japonês de grão curto.

Este tipo de farinha de arroz glutinoso é diferente de outros tipos de farinha de arroz glutinoso que pode encontrar numa mercearia asiática, como a farinha de arroz glutinoso Erawan, que normalmente vem num saco de plástico com uma etiqueta verde na frente. Este tipo de farinha de arroz glutinoso é feito de arroz glutinoso pegajoso de grão longo que normalmente vem da Tailândia. Comprar o tipo errado de arroz glutinoso afectará a textura dos donuts mochi.

Os donuts Mochi são bons no dia seguinte?

Os donuts Mochi devem ser consumidos no próprio dia, porque a textura e a consistência mudam muito. Não recomendo guardá-los ou prepará-los com antecedência.

Mochi Donuts (Donuts crocantes por fora, mastigáveis por dentro Pon de Ring)

5 de 93 votos Donuts de mochi estaladiços com o centro em borracha - esta receita de donuts de mochi é perfeita para quem não quer passar horas a enrolar a massa dos donuts em anéis de bolha. Tudo o que precisa é de um saco de pasteleiro (ou ziplock)! IMPRIMIR PIN POR: Preparação: 15 minutos Cozinhar: 15 minutos Total: 30 minutos SERVIDÕES: donuts

Ingredientes

Donuts

  • 150 g (1 c & 1 colher de sopa) de farinha mochiko
  • 115 g (¾ c & 3 colheres de sopa) de amido de tapioca
  • 8 g (1 ¾ colher de chá) de fermento em pó
  • .8 g (½ colher de chá) de sal
  • 75 g (⅓ c) de açúcar branco granulado
  • 1 ovo grande
  • 150 g (5 fl. oz) de leite gordo
  • 24 g (2 colheres de sopa) de gordura vegetal
  • Óleo alimentar neutro Óleo vegetal de preferência

Cobertura de favas de baunilha

  • 120 g (1 c) de açúcar em pó, adicionar mais se necessário
  • 48 g (1 ½ fl oz) de leite gordo, adicionar mais se necessário
  • ½ colher de chá de pasta de fava de baunilha

Glacé de morango

  • 120 g (1 c) de açúcar em pó, adicionar mais se necessário
  • 32 g (1 fl. oz) de leite gordo, adicionar mais se necessário
  • 1 colher de chá de conservas de morango ou compota

Equipamento utilizado

  • Taças de mistura
  • Espátula
  • Saco de pasteleiro & ponta de pasteleiro 808 (ou saco ziplock de 1 galão)
  • Faca de descascar
  • Papel vegetal
  • ▢ Pote
  • Toalhas de papel
  • Grelha de arrefecimento
  • Panela

Instruções

Donuts

  • Junte os ingredientes secos, a farinha de mochiko, a fécula de tapioca, o fermento em pó e o sal numa tigela e misture.
  • Misture os ingredientes húmidos. Numa tigela grande separada, misture o açúcar, o ovo, o leite e o óleo vegetal até ficarem completamente combinados. A gordura vegetal ficará do tamanho de uma ervilha.
  • Peneire os ingredientes secos para a tigela de mistura grande.
  • Utilize uma espátula para misturar e mexer a massa dos donuts até estar completamente combinada, certificando-se de que incorpora a gordura vegetal tanto quanto possível.
  • Corte o papel vegetal em quadrados de 3 x 3 polegadas. Para facilitar a colocação dos bolos, crie um modelo de um círculo de 2 ½ polegadas numa folha de papel normal e cole-o à mesa. Faça 8 pontos uniformemente espaçados no círculo, que serão os pontos onde colocará cada bola, de modo a criar um anel de 8 bolas. Coloque um pedaço de papel vegetal por cima e siga os pontos com o saco de pasteleiro.
  • Coloque um bico de pasteleiro tamanho 808 num saco de pasteleiro. Encha o saco de pasteleiro com massa de donut e aperte a abertura até a massa sair do bico.
  • Esprema cerca de 1 colher de chá de massa em cada ponto do papel vegetal. Utilize uma faca de cozinha ou uma faca de manteiga para cortar a massa a partir da ponta do saco de pasteleiro para obter um corte limpo. Gosto de limpar a faca sempre que faço um corte. Repita até fazer todos os 8 pontos. No final, deve ter um donut de 8 anéis e todas as bolas devem ligar-se ligeiramente umas às outras. Repita com todos os donuts.
  • Adicione pelo menos 2 polegadas de óleo numa panela de fundo pesado em lume médio-alto. Pré-aqueça o óleo a 350 ℉.
  • Com cuidado, coloque um papel vegetal de donut no óleo aquecido. Na minha panela de 3 ½ litros cabem dois donuts por lote. Não tente amontoar os donuts.
  • Após cerca de 1 minuto, utilize uma pinça para retirar o pergaminho, que deve sair facilmente. Utilize um coador para virar o donut e pressione suavemente o donut no óleo para que fique submerso. Continue a cozinhar durante cerca de mais um minuto ou até ficar castanho claro. Não há farinha de glúten nesta massa, pelo que não ficará muito castanha.
  • Utilize o coador para transferir os donuts para uma grelha forrada com papel absorvente sobre um tabuleiro e repita o processo com todos os donuts.

Esmaltes

  • Fava de baunilha: Misture o açúcar em pó, o leite e a fava de baunilha numa tigela com um batedor. A espessura deve ser semelhante à do xarope de ácer. Para o tornar mais espesso, adicione mais açúcar em pó. Para o tornar mais fino, adicione mais leite lentamente.
  • Morango: Misture o açúcar em pó, o leite e as conservas de morango numa tigela com um batedor. A espessura deve ser semelhante à do xarope de ácer. Para o tornar mais espesso, adicione mais açúcar em pó. Para o tornar mais fino, adicione mais leite lentamente.
  • Montagem: Pegue num donut fresco (ligeiramente quente depois de arrefecer na grelha), mergulhe-o no glacé e volte a colocá-lo na grelha de arrefecimento sem o papel de cozinha. Deixe-o repousar durante 1 minuto para permitir que o glacé endureça. Repita com os restantes donuts.
  • Servir de imediato.

Factos nutricionais (por dose)

Calorias: 217,45 kcalCalorias 217,45 % Valor diário* Gordura 3,62 g 6 % Gordura saturada 1,19 g 7 % Gordura trans 0,32 g Colesterol 20,9 mg 7 % Sódio 133,67 mg 6 % Potássio 40,89 mg 1 % Hidratos de carbono 45,94 g 15 % Fibra 0,01 g 0 % Açúcar 32,63 g 36 % Proteína 1,55 g 3 % Vitamina A 64,26 UI 1 % Vitamina C 0,06 mg 0 % Cálcio 76,3 mg 8 % Ferro 0,34 mg 2 % * Os valores diários em percentagem baseiam-se numa dieta de 2000 calorias. Prato: Sobremesa, LancheCozinha: Americana, asiática, japonesa Palavra-chave: donuts, mochi, mochiko

Olympia Ramirez é uma aclamada blogueira e escritora de culinária, conhecida por suas receitas deliciosas, histórias culinárias cativantes e habilidades fotográficas impecáveis. Apaixonada por tudo relacionado à alimentação, Olympia dedicou sua carreira a explorar o diversificado mundo das artes culinárias e a compartilhar suas experiências com seus leitores.Nascida e criada numa cidade vibrante e multicultural, Olympia sempre esteve exposta a uma variedade de sabores e cozinhas desde tenra idade. Sua jornada culinária começou na cozinha de sua família, onde aprendeu técnicas culinárias tradicionais e receitas secretas de família que foram transmitidas de geração em geração. Essas primeiras experiências despertaram seu amor pela culinária e a inspiraram a seguir carreira na indústria alimentícia.Depois de se formar em artes culinárias, Olympia viajou muito, mergulhando em diferentes culturas e nas suas tradições culinárias únicas. Dos movimentados mercados de alimentos na Ásia aos restaurantes com estrelas Michelin na Europa, ela saboreou uma infinidade de cozinhas e adquiriu um conhecimento profundo das complexidades de cada prato.O blog de Olympia, Blog sobre Comida, serve como uma plataforma para ela compartilhar seu conhecimento, experiência e paixão por comida com seus leitores dedicados. A cada postagem, ela leva seu público a uma aventura culinária, explorando novas receitas, descobrindo restaurantes locais e apresentando suas próprias criações criativas. Através delablog, Olympia tem como objetivo inspirar outras pessoas a abraçar a alegria de cozinhar, experimentar sabores e criar experiências gastronômicas memoráveis ​​para seus entes queridos.Além de seu blog, Olympia também contribuiu para diversas publicações sobre culinária, tanto online quanto impressas, e colaborou com chefs e marcas de alimentos renomados. Seu trabalho foi reconhecido por sua qualidade excepcional e conquistou seguidores leais de entusiastas da culinária que aguardam ansiosamente suas últimas postagens.Quando não está escrevendo ou preparando uma tempestade na cozinha, Olympia pode ser encontrada explorando mercados de produtores, experimentando novos restaurantes ou entregando-se a outros hobbies, como fotografia e viagens. Com seu entusiasmo contagiante e profundo conhecimento do mundo culinário, Olympia Ramirez continua a deixar uma marca duradoura na comunidade de blogs de culinária.