Adobo de porco (barriga de porco estufada filipina & ovos)

  • Compartilhar Isso
Olympia Ramirez

Pedaços super tenros e ricos de barriga de porco refogados num molho picante e saboroso - esta receita tradicional filipina de adobo de porco é mais fácil de seguir do que imagina!

Se gosta de sal & amp; batatas fritas de vinagre em que o sabor lhe dá um murro na boca, então vai adorar o sabor deste adobo de porco que, tal como o adobo de galinha, combina muito bem com uma grande porção de arroz cozido a vapor.

Antecedentes

Embora o adobo filipino tenha o mesmo nome que o adobo espanhol, é um prato completamente diferente. Este último tem um sabor mais picante devido ao pimentão, orégãos e outras especiarias, enquanto o adobo filipino é baseado numa marinada de vinagre e molho de soja, por isso é picante e saboroso. Isto também é semelhante ao thịt kho vietnamita.

Historicamente, os colonizadores espanhóis deram ao prato o nome de "adobar de los naturales" ou adobo dos nativos, porque reconheceram a técnica de marinar a carne com vinagre. Antes da invenção dos frigoríficos, os filipinos utilizavam vinagre e molho de soja para marinar a carne e os legumes, como forma de conservar os alimentos.

O adobo filipino é um dos pratos mais famosos das Filipinas, se não o mais famoso, tal como o siopao asado ou o pancit palabok. Pode encontrá-lo em muitos restaurantes filipinos em todo o mundo, mas o que é especial neste prato é que cada região tem a sua própria variação, e até mesmo cada família. O adobo de frango é uma das receitas mais populares, mas também pode fazer adobo de peixe, adobo com leite de coco emais.

A mãe da minha namorada gosta de adicionar ovos cozidos e muitas cebolas ao seu adobo de porco e isso faz com que se sinta em casa sempre que o comemos. Esta receita é uma ode a uma das minhas chefs favoritas, Tita Grace.

Vinagre

Tal como acontece com todas as receitas de adobo, o vinagre é o ingrediente principal. Como na minha receita de adobo de frango, estou a utilizar vinagre de cana-de-açúcar porque é tradicional e tem um sabor suave e menos ácido do que o vinagre branco destilado.

Gosto de utilizar o vinagre de cana-de-açúcar Sukang Maasim da Datu Puti em lojas filipinas locais como a Seafood City, mas também pode substituí-lo por vinagre de vinho branco (tem um perfil de sabor e uma acidez semelhantes). Algumas receitas permitem utilizar vinagre branco destilado, mas recomendo que prove o seu molho de adobo durante o processo de cozedura e que o ajuste com água e/ou açúcar se ficar demasiado picante.

Carne de porco e marinada

Para esta receita, gosto de usar barriga de porco porque tem camadas gordurosas e tenras que combinam bem com o sabor picante do adobo. Também pode usar espádua ou rabo de porco. Corte a espádua de porco em cubos de uma polegada que manterão a sua forma durante o refogado.

Recomendo vivamente que a barriga de porco fique a marinar durante cerca de uma hora antes de ser cozinhada, pois ajuda a amaciar e a dar sabor à carne, especialmente se optar por utilizar a pá ou o rabo de porco.

Dicas

  • Corte a carne de porco em cubos de, no máximo, 2,5 cm, para que não se desintegrem durante o refogado, mas que também sejam suficientemente pequenos para marinar e cozinhar uniformemente.
  • Utilize vinagre de cana-de-açúcar ou um vinagre que tenha o mesmo sabor suave para obter um adobo picante sem ser demasiado picante ou azedo.
  • Deixe marinar durante pelo menos uma hora no frigorífico para ajudar a amaciar a carne e diminuir o tempo de refogar no fogão.
  • Guarde o líquido da marinada para utilizar para refogar na panela, o que lhe dará todos os sabores picantes e salgados no seu adobo de porco.
  • Lembre-se que o adobo é melhor servido com arroz para equilibrar os fortes sabores salgados, por isso tenha em mente que quanto mais tempo cozinhar e reduzir o líquido, mais forte será o sabor.
  • Se o seu adobo tiver um sabor demasiado picante ou demasiado parecido com vinagre, adicione uma colher de chá de açúcar mascavado escuro e volte a provar. Adicione mais, se necessário, com base na sua preferência. Se o seu adobo tiver um sabor demasiado salgado, adicione uma colher de sopa de água e volte a provar. Adicione mais se ainda estiver demasiado salgado.
  • Retire a camada de gordura por cima do molho de adobo, o que lhe dará um adobo menos oleoso. Utilizo uma colher para retirar o excesso de óleo. O excesso de gordura será transparente e parecerá óleo, enquanto o molho de adobo terá uma cor castanha opaca.
  • Cozinhe os ovos durante 10 minutos, descasque-os e adicione-os ao molho nos últimos 10 minutos, para que não fiquem demasiado cozidos no molho, mas para que a pele fique com uma bonita coloração castanha.

O que é adobo de porco em inglês?

O termo "adobo" vem da palavra espanhola "adobar", que significa "marinada" ou "picles". O adobo de porco é um prato tradicional picante e saboroso das Filipinas que inclui marinar e refogar carne de porco, vinagre, molho de soja, alho, folhas de louro, grãos de pimenta e outros ingredientes.

De onde vem o adobo de porco?

O adobo de porco é originário das Filipinas e difere do adobo espanhol que utiliza especiarias diferentes, como o colorau. O adobo é considerado um prato nacional "não oficial".

Qual é o sabor do adobo de porco?

O adobo de porco tem um sabor picante, saboroso e ligeiramente doce. Estes sabores são equilibrados por ingredientes como vinagre de cana-de-açúcar, molho de soja, açúcar mascavado escuro, alho, pimenta em grão e folhas de louro. Eu diria que tem um sabor semelhante ao thịt kho vietnamita.

Com que é que se come adobo de porco?

O adobo de porco é melhor consumido com arroz de jasmim fresco (arroz de alho, se for mais chique) para equilibrar o sabor forte. É ainda melhor no dia seguinte, depois de a carne ter absorvido mais do molho de adobo.

O adobo é filipino ou mexicano?

O adobo filipino é diferente do adobo que veio de Espanha. O adobo filipino baseia-se numa combinação de vinagre de cana-de-açúcar, molho de soja e outros ingredientes, enquanto o adobo espanhol tem outras especiarias, como paprica e orégãos.

Adobo de porco (barriga de porco estufada filipina com ovos)

5 de 1 voto Se gosta de vinagre como eu, então esta receita de adobo de porco filipino vai fazer-lhe bem. Está repleta de sabores picantes, salgados e doces, com pedaços super tenros de barriga de porco. PIN BY: MG Sanchez Preparação: 5 minutos mins Cozinhar: 1 hora hr Marinar: 1 hora hr Total: 2 horas hrs 5 minutos mins SERVIR: 10

Ingredientes

Marinada

  • Barriga de porco de 2 lb (907,2 g) ou ombro/bunda de porco cortada em cubos de uma polegada
  • ¼ c de vinagre de açúcar de cana, de preferência da marca Datu Puti
  • ▢ ⅓ c molho de soja
  • 2 colheres de sopa de alho (cerca de 10 dentes) picado
  • 1 cebola média picada
  • 1 colher de sopa de açúcar mascavado escuro
  • 2 folhas de louro
  • 1 colher de chá de pimenta em grão

Cozinhar

  • 1 colher de sopa de óleo vegetal
  • ▢ 2 ½ c de água
  • 8 ovos cozidos opcional

Instruções

Olympia Ramirez é uma aclamada blogueira e escritora de culinária, conhecida por suas receitas deliciosas, histórias culinárias cativantes e habilidades fotográficas impecáveis. Apaixonada por tudo relacionado à alimentação, Olympia dedicou sua carreira a explorar o diversificado mundo das artes culinárias e a compartilhar suas experiências com seus leitores.Nascida e criada numa cidade vibrante e multicultural, Olympia sempre esteve exposta a uma variedade de sabores e cozinhas desde tenra idade. Sua jornada culinária começou na cozinha de sua família, onde aprendeu técnicas culinárias tradicionais e receitas secretas de família que foram transmitidas de geração em geração. Essas primeiras experiências despertaram seu amor pela culinária e a inspiraram a seguir carreira na indústria alimentícia.Depois de se formar em artes culinárias, Olympia viajou muito, mergulhando em diferentes culturas e nas suas tradições culinárias únicas. Dos movimentados mercados de alimentos na Ásia aos restaurantes com estrelas Michelin na Europa, ela saboreou uma infinidade de cozinhas e adquiriu um conhecimento profundo das complexidades de cada prato.O blog de Olympia, Blog sobre Comida, serve como uma plataforma para ela compartilhar seu conhecimento, experiência e paixão por comida com seus leitores dedicados. A cada postagem, ela leva seu público a uma aventura culinária, explorando novas receitas, descobrindo restaurantes locais e apresentando suas próprias criações criativas. Através delablog, Olympia tem como objetivo inspirar outras pessoas a abraçar a alegria de cozinhar, experimentar sabores e criar experiências gastronômicas memoráveis ​​para seus entes queridos.Além de seu blog, Olympia também contribuiu para diversas publicações sobre culinária, tanto online quanto impressas, e colaborou com chefs e marcas de alimentos renomados. Seu trabalho foi reconhecido por sua qualidade excepcional e conquistou seguidores leais de entusiastas da culinária que aguardam ansiosamente suas últimas postagens.Quando não está escrevendo ou preparando uma tempestade na cozinha, Olympia pode ser encontrada explorando mercados de produtores, experimentando novos restaurantes ou entregando-se a outros hobbies, como fotografia e viagens. Com seu entusiasmo contagiante e profundo conhecimento do mundo culinário, Olympia Ramirez continua a deixar uma marca duradoura na comunidade de blogs de culinária.