Como fazer Boba a partir do zero (também conhecido como pérolas de tapioca) para o Bubble Tea

  • Compartilhar Isso
Olympia Ramirez

Depois de anos a comprar boba pronta, finalmente tenho uma receita para fazer boba em casa sempre que me apetece. Com apenas três ingredientes, açúcar mascavado, água e goma de tapioca, também pode aprender a fazer boba!

Porquê fazer boba caseiro?

Embora tenha ido a muitos cafés de boba nos últimos 20 anos, descobri que é muito raro encontrar boba caseiro de raiz nesses cafés. Recentemente, a OneZo (lojas na Califórnia, Nova Iorque e Massachusetts) fez manchetes a fazer o seu boba na loja e eu comecei a pesquisar como fazer boba em casa porque queria saber exatamente o que estava a consumir.

Depois de comprar cerca de 13 variedades de boba pré-fabricado em diferentes lojas e lojas de boba online, vi que muitas dessas pérolas de boba eram feitas com muitos tipos de ingredientes que eu não reconhecia. Enquanto pesquisava como fazer boba a partir do zero, descobri que a maioria dos boba é feita com alguns ingredientes: amido de tapioca, açúcar mascavado e água.

As melhores marcas de pérolas de tapioca / boba

Fazer boba em casa pode ser um grande desafio, por isso queria oferecer-lhe outra opção - comprar pérolas pré-fabricadas. Se quiser fazer chá de leite boba utilizando boba pré-fabricado, pode comprar várias marcas online e em lojas.

Comprei 13 variedades diferentes para ajudar as pessoas a resolver estes problemas de cozedura, e os métodos de cozedura podem variar muito de marca para marca, mas no final, se estiver disposto a experimentar e tentar de novo, é muito mais fácil do que tentar fazer o seu próprio boba.

Estas marcas abaixo são quatro das 13 que testei e que se destacaram como as melhores devido ao tempo de cozedura rápido e aos melhores resultados finais. Aqui está uma lista de marcas que recomendo:

  • WuFuYuan Boba castanho de 5 minutos
  • Sagu branco de 3 minutos WuFuYuan
  • TeaZone Chewy Tapioca Pearls (vendido & propriedade da Lollicup)
  • Pérolas de tapioca brancas Bossen

Para cozinhar estes diferentes tipos de boba, pode consultar os nossos posts anteriores Como Cozinhar Pérolas de Tapioca Branca e Como Cozinhar Pérolas de Tapioca. Também mencionei a razão pela qual prefiro estas marcas e tipos específicos nestes posts para a boba acima.

Porque é que fazer o seu próprio boba pode ser difícil

Quando tentei fazer isto pela primeira vez, pensei sinceramente que seria um processo fácil; esta ideia foi rapidamente por água abaixo depois de ter tentado fazer as minhas pérolas pela segunda vez. Vale a pena mencionar que este pode ser um processo complicado, porque trabalhar com amido de tapioca é uma situação pegajosa.

Ao trabalhar com esta receita, tive problemas com o tempo e a textura da minha massa, que passou de demasiado pegajosa e húmida a demasiado seca. Depois de várias rondas de testes, encontrei finalmente uma receita que funciona. Também enumerei algumas dicas abaixo para o ajudar a obter um boba fofo e mastigável.

Como fazer pérolas de tapioca (passo a passo)

Passo 1. Numa panela, em lume médio, misture o açúcar mascavado e a água. Mexa até o líquido aquecer e o açúcar se dissolver, o que demora cerca de 45 segundos.

Passo 2. Retire a frigideira do lume e adicione duas colheres de sopa, misturando constantemente para garantir que fica homogéneo, o que deve acontecer em menos de cinco segundos.

a consistência final depois de misturar toda a farinha de tapioca

Passo 3. Adicione o resto da goma de tapioca na sua frigideira e misture bem. Quer ter a certeza de que incorpora toda a goma de tapioca na mistura espessa. Pode tornar-se um pouco cansativo mexer tanto, mas vale a pena! Isto deve dar-lhe uma consistência espessa e pegajosa de massa. Deve demorar cerca de um minuto no total.

Passo 4. Polvilhe com goma de tapioca a tábua de cortar ou a tábua de pastelaria. Transfira a massa para a superfície, adicionando um pouco mais de goma de tapioca por cima da massa.

objetivo final da textura da massa quando a puxamos com força

Passo 5. Comece a amassar cuidadosamente a sua massa e polvilhe com mais goma de tapioca se ainda estiver muito pegajosa. Eu gosto de amassar durante cerca de dois minutos. Teste a sua massa puxando-a para fora e se ela estalar ou partir no meio, então está pronta. Também deve estar lisa.

Passo 6. Corte a massa em quartos e coloque três partes em película aderente para evitar que seque. Com um quarto, enrole-a num tronco com cerca de ¼ de quarto de diâmetro.

Passo 7. Em seguida, corte o tronco em pedaços de cerca de ¼ de um quarto. Pegue num pedaço e enrole-o entre as palmas das mãos para fazer uma pequena bola. (Nota: o boba expande-se na água a ferver à medida que cozinha)

Passo 8. Polvilhe um pouco de goma de tapioca num tabuleiro ou numa tigela e coloque as bolas de boba para evitar que se colem. Repita o processo com o resto da massa.

Passo 7. Depois de ter acabado de enrolar todas as bolas, coloque-as num coador e retire o excesso de amido.

Passo 8. Ferva cerca de 10 chávenas de água numa panela grande e, em seguida, adicione cerca de ½ chávena de boba na panela. Espere que o boba flutue e, em seguida, cozinhe em lume médio durante cerca de 20 minutos, sem tampa. Nota: depois de colocar o meu boba na água a ferver, reparei que mudaram de forma, semelhante às passas. Mas depois de ferver durante 20 minutos, voltaram a arredondar.

Passo 9. Retirar a panela do fogão, tapar com uma tampa e deixar repousar durante mais 20 minutos.

Passo 10. Coe o boba da água e passe-o por água fria para retirar o excesso de amido, pare o processo de cozedura e utilize estas pérolas o mais rapidamente possível.

Passo 11 (opcional). Se quiser adoçar ainda mais o boba, pode juntar o boba e duas colheres de sopa de açúcar mascavado (ou mel) numa tigela e deixá-lo a marinar durante dez minutos. Sirva o seu boba com chá de leite de jasmim ou chá tailandês. Mais uma vez, tente servir e comer estas pérolas assim que puder.

Dicas para garantir melhores resultados

  • É necessário utilizar fécula/farinha de tapioca, que são a mesma coisa, mas não se pode substituir a fécula de tapioca por amido de milho O boba não se formará corretamente.
  • Aquecer: quando aquecer a água e o açúcar mascavado, certifique-se de que o líquido aquece o suficiente para que a goma de tapioca se possa dissolver.
  • Quando voltar a colocar a mistura de água com açúcar e amido no fogão, tem de ser rápido! Mexa constantemente o líquido e, no momento em que começar a ver o fundo do tacho a engrossar, retire-o antes que fique demasiado pegajoso.
  • Amasse a sua massa! Vi alguns vídeos em que as pessoas publicaram os seus fracassos no boba porque pensavam que a sua massa estava demasiado seca, mas isso deveu-se apenas ao facto de não terem amassado a massa o suficiente para incorporar os ingredientes.
  • Não amasse demais! Enquanto estiver a amassar, a massa deve estar quente ao toque. Pare de amassar antes que fique demasiado fria e seca. A massa demasiado seca começará a rachar. Se puxar a massa rapidamente, ela deve estalar no meio. É nessa altura que deve parar de amassar e começar a fazer as suas bolas redondas.
  • Mantenha toda a massa sob película aderente para evitar que seque antes de a enrolar em bolas.
  • Utilize mais goma de tapioca para cobrir as bolas acabadas e evitar que se colem umas às outras.
  • Secar o boba dá-lhe uma forma mais redonda. Embora possa cozinhar o seu boba imediatamente, descobri que secá-lo durante cerca de duas horas ajuda-o a manter a sua forma super redonda. Se o cozinhar imediatamente, assemelha-se a passas quando o coloca na água a ferver, mas arredonda um pouco durante a cozedura. Nota: as formas não são perfeitamente redondas, mas a forma não altera o sabor.

Posso fazer pérolas de tapioca com amido de milho?

É muito importante utilizar a fécula de tapioca quando se faz boba ou pérolas de tapioca, porque é necessária a natureza pegajosa e mastigável da fécula de tapioca na sua massa. A fécula de milho não tem as mesmas propriedades para lhe dar esta mesma textura.

Pode encontrar a goma de tapioca em várias mercearias asiáticas ou mesmo em mercearias. Vi a goma de tapioca Bob's Red Mill disponível online e nas lojas. Tenha em atenção que, na América, a goma de tapioca e a farinha de tapioca são a mesma coisa.

Como é que se mantém o Boba mastigável?

Deve consumir o boba assim que o fizer para obter a textura perfeita, ou pelo menos quatro horas depois de o cozinhar para obter a melhor textura. Para manter o boba mastigável, pode submergi-lo num líquido doce à temperatura ambiente até o adicionar à sua bebida. Assim que o colocar no frigorífico, começa a endurecer.

Como fazer Boba a partir do zero (também conhecido como pérolas de tapioca) para o Bubble Tea

5 de 6 votos Esta receita de pérolas de tapioca vai ajudar a ensinar-lhe como fazer pérolas de tapioca (boba) a partir do zero! Em breve, terá boba extra mastigável e fresca em casa. PIN BY: Preparação: 10 minutos Cozinhar: 1 hora e 5 minutos Enrolar boba: 30 minutos Total: 1 hora e 45 minutos Porções: 2

Ingredientes

  • 40 g ou 3 colheres de sopa de açúcar mascavado escuro
  • 60 ml ou ¼ c de água
  • 95 g ou ¾ c de amido ou farinha de tapioca

Adoçante

  • 13 g ou 2 colheres de sopa de açúcar mascavado ou mel opcional

Instruções

Fazer massa

  • Numa panela, em lume médio-alto, junte 40 gramas de açúcar mascavado e 60 mililitros de água e mexa até o açúcar estar completamente dissolvido. Retire a panela do lume e certifique-se de que já não há bolhas.
  • Adicione cerca de 1 colher de sopa de amido de tapioca e misture rapidamente antes que fique demasiado grumoso. Volte a colocar a frigideira no fogão em lume médio-baixo e mexa constantemente até começar a engrossar. Assim que começar a ver a mistura a engrossar no fundo da frigideira, retire-a do fogão e comece a mexer até que toda a mistura engrosse.
  • Adicione o resto da fécula de tapioca à frigideira e continue a mexer constantemente até incorporar toda a fécula na mistura, que deve ficar ligeiramente pegajosa e mais espessa ao mexer.
  • Polvilhe com goma de tapioca uma superfície limpa e transfira a sua massa. Polvilhe mais goma de tapioca por cima da massa e amasse cuidadosamente até ficar lisa e obter uma textura menos pegajosa. Eu amasso durante cerca de dois minutos e adiciono mais goma de tapioca se a massa ainda parecer demasiado pegajosa. Puxe a massa para fora e se ela se partir ao meio, então a sua massa está pronta a amassar.
  • Corte a massa em quartos e coloque três dos quartos sob película aderente para evitar que sequem.
  • Pegue num quarto e enrole-o até formar uma corda comprida com ¼ de polegada de diâmetro. Corte pequenos pedaços de cerca de ¼ de polegada ao longo da corda. Pegue num pedaço e enrole-o entre a palma das mãos para formar pequenas bolas. Adicione um pouco de amido de tapioca numa tigela ou numa frigideira para evitar que as bolas se colem. É necessário agir rapidamente porque não quer secar a massa. Repita atéformaram todas as bolas de boba.
  • Quando tiveres bolas suficientes, podes começar a cozinhá-las.

Cozinhar boba

  • Ferva 10 chávenas de água numa panela grande. Assim que ferver, adicione ½ chávena de boba. Espere que a boba flutue e depois baixe para lume médio. Continue a cozinhar em lume brando durante 20 minutos.
  • Em seguida, retire a panela do fogão, tape-a com uma tampa e deixe-a repousar no balcão durante mais 20 minutos.
  • Coe as pérolas e passe-as por água fria para parar o processo de cozedura e retirar a camada exterior de amido.
  • Se quiser adoçar o seu boba, coloque-o numa tigela e misture duas colheres de sopa de açúcar mascavado escuro. Deixe marinar durante 10 minutos e sirva com o seu chá de leite preferido!

Factos nutricionais (por dose)

Calorias: 258,9 kcalFerro 0,7 mg 4 % * Os valores percentuais diários baseiam-se numa dieta de 2000 calorias. Prato: Bebida Cozinha: Asiática Palavra-chave: Boba, chá com leite, pérolas de tapioca

Olympia Ramirez é uma aclamada blogueira e escritora de culinária, conhecida por suas receitas deliciosas, histórias culinárias cativantes e habilidades fotográficas impecáveis. Apaixonada por tudo relacionado à alimentação, Olympia dedicou sua carreira a explorar o diversificado mundo das artes culinárias e a compartilhar suas experiências com seus leitores.Nascida e criada numa cidade vibrante e multicultural, Olympia sempre esteve exposta a uma variedade de sabores e cozinhas desde tenra idade. Sua jornada culinária começou na cozinha de sua família, onde aprendeu técnicas culinárias tradicionais e receitas secretas de família que foram transmitidas de geração em geração. Essas primeiras experiências despertaram seu amor pela culinária e a inspiraram a seguir carreira na indústria alimentícia.Depois de se formar em artes culinárias, Olympia viajou muito, mergulhando em diferentes culturas e nas suas tradições culinárias únicas. Dos movimentados mercados de alimentos na Ásia aos restaurantes com estrelas Michelin na Europa, ela saboreou uma infinidade de cozinhas e adquiriu um conhecimento profundo das complexidades de cada prato.O blog de Olympia, Blog sobre Comida, serve como uma plataforma para ela compartilhar seu conhecimento, experiência e paixão por comida com seus leitores dedicados. A cada postagem, ela leva seu público a uma aventura culinária, explorando novas receitas, descobrindo restaurantes locais e apresentando suas próprias criações criativas. Através delablog, Olympia tem como objetivo inspirar outras pessoas a abraçar a alegria de cozinhar, experimentar sabores e criar experiências gastronômicas memoráveis ​​para seus entes queridos.Além de seu blog, Olympia também contribuiu para diversas publicações sobre culinária, tanto online quanto impressas, e colaborou com chefs e marcas de alimentos renomados. Seu trabalho foi reconhecido por sua qualidade excepcional e conquistou seguidores leais de entusiastas da culinária que aguardam ansiosamente suas últimas postagens.Quando não está escrevendo ou preparando uma tempestade na cozinha, Olympia pode ser encontrada explorando mercados de produtores, experimentando novos restaurantes ou entregando-se a outros hobbies, como fotografia e viagens. Com seu entusiasmo contagiante e profundo conhecimento do mundo culinário, Olympia Ramirez continua a deixar uma marca duradoura na comunidade de blogs de culinária.