Bolo de Ube (Bolo filipino de inhame roxo com macapuno)

  • Compartilhar Isso
Olympia Ramirez

Uma celebração filipina não está completa sem sobremesa, e um dos bolos mais famosos é o bolo de ube da Red Ribbon ou da Goldilocks. Este bolo vem normalmente numa variação tradicional redonda, em folha ou em rolo, mas é sempre húmido, com nozes e delicioso. Alguns bolos até incluem macapuno (doce de coco) - um parceiro absolutamente bem-vindo no crime com qualquer sobremesa de ube.

Embora eu tenha crescido a comer tudo o que é ube, incluindo este saboroso bolo, só nos últimos anos é que o ube se tornou exponencialmente popular em todas as suas formas, desde o bolo às bolachas de ube, gelado de ube e até waffles de ube.

Tornou-se tão popular que, por vezes, até é difícil encontrar bolo de ube na minha loja Red Ribbon local, por isso fiz a minha própria versão que inclui as minhas coisas favoritas. Este bolo de ube dá-lhe camadas de bolo de ube chiffon ultra-húmido, recheio de macapuno e cobertura de leite de coco e creme de manteiga de ube.

Fazer o bolo a partir do zero vs mistura para bolos de caixa

Tradicionalmente, o bolo de ube da Red Ribbon é feito com uma receita de bolo chiffon, que é um bolo feito com ingredientes tradicionais de farinha, ovos e açúcar, mas também inclui óleo vegetal para produzir um bolo extra húmido e merengue para criar uma textura arejada.

Depois de testar diferentes receitas, acabei por fazer uma substituição não tradicional do óleo vegetal. Em vez de utilizar óleo e leite como ingredientes húmidos, utilizei natas de coco para obter um bolo mais saboroso e manter a humidade da gordura adicionada - dois coelhos com uma cajadada só.

Se estiver numa situação de aperto, também pode utilizar uma mistura para bolos de caixinha, no entanto, não tenho a certeza de que a utilização de creme de coco afecte a textura. Recomendo sem dúvida que faça esta massa a partir do zero, porque a utilização de farinha para bolos dá-lhe um bolo mais macio devido ao baixo teor de glúten.

100% real ube vs pó vs extrato

Para esta receita, utilizei puré de ube que fiz reidratando ube em pó puro e água, para além de extrato de ube. Devido à popularidade do ube, tem sido cada vez mais difícil ter acesso a puré de ube congelado ou a raízes de ube.

Pôr as mãos na massa pó de ube é um salva-vidas porque dura mais tempo na prateleira e pode re-hidratá-lo quando precisar. Também pode fazer ube halaya com o pó.

Para re-hidratar o pó de ube, utilizei uma proporção de 1 para 5 de pó de ube para água e cozinhei-o no fogão, mexendo até o pó re-hidratar. Uma ressalva em relação ao pó de ube é que pode ser bastante arenoso durante a cozedura ou a re-hidratação, pelo que pode demorar algum tempo a absorver totalmente a água do fogão, por isso seja paciente.

Uma forma mais rápida de obter ube é utilizar ube halaya (Eu uso extrato de ube para obter uma cor púrpura mais profunda e um sabor concentrado de nozes e baunilha para o meu bolo.

Nota: o extrato de ube contém "aroma natural idêntico ao do ube, água, conservantes e corante alimentar", por isso, se não gostar deste ingrediente, pode omiti-lo do seu bolo, mas o sabor do ube não será tão pronunciado.

Muitas vezes, quando se come qualquer coisa com sabor a ube numa loja e o seu roxo profundo, o mais provável é que se esteja a comer extrato de ube. Eu brinco dizendo que estamos tão habituados a comer extrato de ube (em vez de raízes de ube puras) que a maioria de nós provavelmente não sabe o que real o sabor da uva hoje em dia.

O macapuno (doce de coco em fio)

Macapuno é um termo Tagalog para "compota de coco", e pode encontrá-lo facilmente disponível na sua loja filipina local, ou mesmo numa loja asiática geral como a Ranch 99. É utilizado em muitas sobremesas filipinas, como o halo halo. Os sabores do coco e do ube combinam como manteiga de amendoim e geleia, por isso é o recheio perfeito para este bolo.

Como fazer cobertura de creme de manteiga de uva

O bolo Ube é bem conhecido pela sua cobertura de chantilly roxo vivo e, por vezes, pela camada exterior de bolo de migalhas, mas eu nunca fui fã desta cobertura de chantilly. Muitas vezes não dura no tempo mais quente e derrete, e também não sabe tão bem como a boa e velha cobertura de creme de manteiga.

Para esta receita, utilizei uma cobertura de creme de manteiga batido e adicionei creme de coco (juntamente com algumas gotas de extrato de ube) para decorar o meu bolo num estilo ombre. Uma das partes mais importantes desta cobertura é bater a manteiga durante uns bons 5 minutos na batedeira - isto cria uma base leve e macia para o açúcar e o creme de coco. Demora cerca de 10 minutos a terminar a cobertura, mas évale a pena!

Servir e armazenar

Se for como eu e não conseguir esperar, pode servir e comer este bolo imediatamente. Também recomendo que o bolo seja arrefecido no frigorífico durante cerca de 20-30 minutos antes de ser servido, para que o bolo e a cobertura fiquem com uma textura firme. Se tiver bolo a mais, guarde-o num recipiente hermético no frigorífico e deverá durar alguns dias.

Bolo de Ube (Bolo filipino de inhame roxo com macapuno)

5 de 23 votos Ultra húmido, com sabores a nozes e baunilha de ube e coco, este bolo de ube é tão bom como o da Red Ribbon! Aprenda a fazer em casa este tradicional bolo de chiffon com um creme de manteiga de coco especial. PIN BY: MG Sanchez Preparação: 30 minutos Cozinhar: 45 minutos Molho de arrefecimento e cobertura: 1 hora Total: 2 horas 15 minutos SERVIDORES: 8

Ingredientes

Batedor

  • 4 gemas de ovo
  • 8 fl oz de puré de ube (ou ube halaya)
  • 4 fl oz de creme de coco
  • 1 colher de chá de extrato de uva
  • 100 g de açúcar branco granulado
  • 2 g de sal
  • 4 fl oz de água com gás
  • 260 g de farinha para bolos
  • 10 g de fermento em pó

Merengue

  • 4 g de creme de tártaro
  • 10 claras de ovo
  • 100 g de açúcar branco granulado

Banho de água

  • ▢ água a ferver

Cobertura e montagem

  • 567 g de manteiga sem sal amolecida e à temperatura ambiente
  • 550 g de açúcar em pó peneirado
  • 2 fl. de creme de coco
  • Extrato de uva opcional
  • 3 fl oz de doce de coco macapuno

Equipamento utilizado

  • Batedeira, batedeira manual ou batedor de arame
  • Formas de bolo de 8 x 3 polegadas*
  • Espátula
  • Grelha de arrefecimento
  • Panela
  • Papel vegetal

Instruções

Olympia Ramirez é uma aclamada blogueira e escritora de culinária, conhecida por suas receitas deliciosas, histórias culinárias cativantes e habilidades fotográficas impecáveis. Apaixonada por tudo relacionado à alimentação, Olympia dedicou sua carreira a explorar o diversificado mundo das artes culinárias e a compartilhar suas experiências com seus leitores.Nascida e criada numa cidade vibrante e multicultural, Olympia sempre esteve exposta a uma variedade de sabores e cozinhas desde tenra idade. Sua jornada culinária começou na cozinha de sua família, onde aprendeu técnicas culinárias tradicionais e receitas secretas de família que foram transmitidas de geração em geração. Essas primeiras experiências despertaram seu amor pela culinária e a inspiraram a seguir carreira na indústria alimentícia.Depois de se formar em artes culinárias, Olympia viajou muito, mergulhando em diferentes culturas e nas suas tradições culinárias únicas. Dos movimentados mercados de alimentos na Ásia aos restaurantes com estrelas Michelin na Europa, ela saboreou uma infinidade de cozinhas e adquiriu um conhecimento profundo das complexidades de cada prato.O blog de Olympia, Blog sobre Comida, serve como uma plataforma para ela compartilhar seu conhecimento, experiência e paixão por comida com seus leitores dedicados. A cada postagem, ela leva seu público a uma aventura culinária, explorando novas receitas, descobrindo restaurantes locais e apresentando suas próprias criações criativas. Através delablog, Olympia tem como objetivo inspirar outras pessoas a abraçar a alegria de cozinhar, experimentar sabores e criar experiências gastronômicas memoráveis ​​para seus entes queridos.Além de seu blog, Olympia também contribuiu para diversas publicações sobre culinária, tanto online quanto impressas, e colaborou com chefs e marcas de alimentos renomados. Seu trabalho foi reconhecido por sua qualidade excepcional e conquistou seguidores leais de entusiastas da culinária que aguardam ansiosamente suas últimas postagens.Quando não está escrevendo ou preparando uma tempestade na cozinha, Olympia pode ser encontrada explorando mercados de produtores, experimentando novos restaurantes ou entregando-se a outros hobbies, como fotografia e viagens. Com seu entusiasmo contagiante e profundo conhecimento do mundo culinário, Olympia Ramirez continua a deixar uma marca duradoura na comunidade de blogs de culinária.