Kare Kare (rabo de boi filipino, legumes e caranguejo; guisado com molho de amendoim)

  • Compartilhar Isso
Olympia Ramirez

O Kare kare é um guisado de rabo de boi e carne de vaca rico e amanteigado com amendoim que é estufado durante mais de duas horas, inclui uma cornucópia de legumes tenros e é servido com um lado de arroz branco fumegante

Tal como o sinigang na baboy, o kare kare é um guisado filipino clássico que faz dele a comida de conforto perfeita. Este prato saudável é definitivamente um trabalho de amor, mas vale a pena fazer e partilhar no seu próximo jantar!

Fundo da receita

Em geral, o kare kare é um guisado à base de amendoim temperado com pó de urucum (ou óleo de achiote) para obter a sua cor de calêndula e recheado até à borda com várias carnes (como rabo de boi ou carne de vaca) e legumes (como beringela, pechay, feijão de corda, etc.). É um dos pratos mais apreciados das Filipinas, mas também tem uma origem confusa.

Existem cerca de três ideias gerais sobre a origem do kare kare: a versão Kapampangan, em que se pensa que um prato tradicional, o kari, foi o kare kare original; a elite Moro pré-colonial, que afirma que o kare kare é um prato tradicional em Sulu e Tawi-Tawi; e os soldados Sepoy das colónias britânicas do sul da Índia, em que o kare kare evoluiu a partir de um tipo de caril.

Qualquer que seja a origem deste prato delicioso, ele evoluiu para um guisado rico e saboroso que é adorado nas Filipinas e na América. Quando era miúdo, referia-me sempre a este prato como guisado de manteiga de amendoim, depois de ter visto a minha mãe adicionar manteiga de amendoim uma vez (o que eu achava estranho, mas comia-o na mesma).

Honestamente, eu nem sequer conhecia o termo "kare kare" até ir para o liceu e ver os meus amigos que falavam tagalo a falar dele. Depois de aprender a cozinhar em adulto, agora compreendo verdadeiramente o sabor que a manteiga de amendoim acrescenta a este prato.

Fazer kare kare a partir do zero pode muitas vezes ser demorado devido ao processo de refogar (que pode demorar mais de 2-3 horas, de acordo com a minha experiência), mas vale sempre a pena. O que é fantástico neste prato, tal como o adobo de porco ou o adobo de frango, é que fica melhor no dia seguinte porque os sabores se fundem realmente uns com os outros.

A carne: rabo de boi e carne de vaca

Tradicionalmente, as pessoas utilizam rabo de boi, tripas, pés de porco ou até mesmo marisco para o kare kare. O meu amor pelo rabo de boi ultrapassa os níveis de aborrecimento que por vezes sinto quando me apercebo do tempo que demora a ser cozinhado corretamente.

É saborosa e os pedaços de carne suculenta caem do osso se a refogarmos durante tempo suficiente e, para mim, vale mesmo a pena esperar. Acrescentei pernil de vaca porque (1) é mais carne, duh e (2) é relativamente mais barato do que comprar dois quilos de rabo de boi.

Antes de refogar, gosto de grelhar a carne para obter uma boa crosta dourada de cada lado e depois terminar com alho e cebola salteados para o refogado. Isto prepara-nos para um refogado realmente saboroso, basta certificar-se de que adiciona água suficiente no início e de que a completa durante este processo de refogado de duas a três horas.

Amendoins, manteiga de amendoim e pó de arroz torrado

Os amendoins são uma parte muito importante deste prato e dão-lhe o seu sabor caraterístico, mas eu sei que há uma linha muito ténue entre um kare kare com nozes e um guisado que sabe a manteiga de amendoim pura. Para engrossar o molho e acrescentar um pouco mais de sabor a amendoim, utilizo manteiga de amendoim suave para aumentar o sabor.

Sigo uma receita tradicional de fazer amendoins moídos através de uma liquidificadora potente que consegue moer ingredientes como gelo (tentei usar um processador de alimentos e não era suficientemente potente para me dar amendoins em pó ou arroz moído). Moer amendoins pode ser um pouco complicado porque se quer apenas a finura suficiente para não ficar estaladiço, mas também não se quer acabar com manteiga de amendoim.Bata na Nutribullet durante cerca de 10 segundos ou em pequenos jactos até obter um grão de amendoim fino.

Outros ingredientes do molho são o arroz torrado e moído, que também actua como espessante e dá outra complexidade ao sabor a nozes do prato, e o urucum em pó, que dá uma coloração laranja dourada (como no inasal de galinha e no tocino de porco).

Legumes

Alguns legumes tradicionais que adiciono a esta receita de kare kare são a beringela, o pechoy (ou bok choy normal), o feijão comprido e o coração de banana (também utilizado na nossa receita de bún bò Huế). Pode comprar flores de banana nos supermercados asiáticos e descascar as camadas exteriores duras até chegar ao centro amarelo claro. Este é o coração de banana. Gosto de o cortar em quartos e depois mergulhá-lo em limãoou água de cal para evitar que mude de cor.

Uma das coisas que gosto de fazer é escaldar os legumes antes de os adicionar ao kare kare, para garantir que todos os legumes estão cozinhados uniformemente quando os adicionamos ao guisado.

Dicas

  • Para tornar o seu kare kare mais acessível, tente adicionar cortes de carne que são frequentemente utilizados para estufados longos, como as canelas de vaca.
  • Se estiver a utilizar carne adicional, como pernil de vaca, corte a carne em tamanhos semelhantes para que cozinhe uniformemente durante o refogado.
  • Utilize um liquidificador suficientemente potente para pulverizar os amendoins e o arroz torrado. Eu utilizei uma Nutribullet porque o meu processador de alimentos deixou-me alguns pedaços maiores. Tenha também cuidado para não pulverizar demasiado os amendoins moídos porque podem acabar como manteiga de amendoim, o que não queremos.
  • Arrefecer o arroz tostado antes de o triturar até formar uma pasta. Isto é sobretudo por segurança, para o caso de o seu liquidificador ou processador de alimentos não reagir bem a alimentos muito quentes. Eu gosto de o arrefecer em frente a uma ventoinha.
  • Escalde os legumes antes de os adicionar ao guisado para se certificar de que estão todos cozinhados por igual. Não tem de jogar ao jogo do "será que o feijão vai cozinhar ao mesmo tempo que a beringela?" Eu gosto de preparar os legumes durante o refogado.
  • Muitas vezes, o kare kare é servido com um lado de pasta de camarão fermentado para acrescentar um sabor salgado agradável.

O que significa kare kare?

O kare kare é uma carne estufada evoluída que tem uma história culinária contestada nas Filipinas. É mais provável que tenha sido tirada do prato "kari-kaari", que tem influências indianas do caril.

O kare kare é um caril?

Tecnicamente, não diria que o kare kare é um caril, mas tem influências do caril na sua história confusa. Muitos acreditam que o kare kare evoluiu a partir de soldados indianos de uma colónia britânica do sul da Índia que viajaram para as Filipinas antes da colonização espanhola.

Kare Kare (rabo de boi filipino, legumes e caranguejo; guisado com molho de amendoim)

5 de 4 votos Este guisado de rabo de boi e pernil de vaca ultra tenro é um clássico filipino que é bem conhecido pelo seu sabor a manteiga de amendoim. Aprenda a fazer esta receita de kare kare para a sua próxima reunião familiar. PIN BY: MG Sanchez Preparação: 10 minutos Cozinhar: 30 minutos Refogar: 3 horas horas Total: 3 horas horas 40 minutos SERVIDORES: 8

Ingredientes

Refogar

  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal
  • 1 lb (453,6 g) de rabo de boi
  • 1 lb (453,6 g) de pernil de vaca
  • 1 c de cebola amarela (cerca de 1/2 cebola média) picada
  • 1 colher de sopa de alho (cerca de 5 dentes) picado
  • 12 c de água
  • 1 colher de sopa de sal

Preparação dos ingredientes

  • ½ c amendoins sem sal e secos
  • ¼ c de arroz branco
  • 2 berinjelas japonesas de 8 polegadas cortadas em pedaços de 1 polegada
  • 1 coração de banana descascado e cortado em cubos de 1 polegada
  • 1 ½ c de vagens compridas (cerca de 5 vagens) cortadas em pedaços de 4 polegadas
  • 3 c bok choy (cerca de 2 cabeças grandes) descascadas individualmente e cortadas em pedaços de 2 polegadas

Kare kare

  • 1 colher de sopa de óleo vegetal
  • 1 ½ c de cebola amarela (cerca de 1 cebola média) picada
  • 1 colher de sopa de alho (cerca de 5 dentes) picado
  • 2 lb de rabo de boi e pernil de vaca de cima
  • 3 c de líquido para refogar de cima
  • 1 colher de sopa de urucum em pó
  • ¼ c de manteiga de amendoim suave
  • 1 colher de sopa de molho de peixe
  • 1 ¾ colher de chá de sal
  • ▢ ½ colher de chá de pimenta preta

Coberturas

  • Pasta de camarão fermentada

Instruções

Olympia Ramirez é uma aclamada blogueira e escritora de culinária, conhecida por suas receitas deliciosas, histórias culinárias cativantes e habilidades fotográficas impecáveis. Apaixonada por tudo relacionado à alimentação, Olympia dedicou sua carreira a explorar o diversificado mundo das artes culinárias e a compartilhar suas experiências com seus leitores.Nascida e criada numa cidade vibrante e multicultural, Olympia sempre esteve exposta a uma variedade de sabores e cozinhas desde tenra idade. Sua jornada culinária começou na cozinha de sua família, onde aprendeu técnicas culinárias tradicionais e receitas secretas de família que foram transmitidas de geração em geração. Essas primeiras experiências despertaram seu amor pela culinária e a inspiraram a seguir carreira na indústria alimentícia.Depois de se formar em artes culinárias, Olympia viajou muito, mergulhando em diferentes culturas e nas suas tradições culinárias únicas. Dos movimentados mercados de alimentos na Ásia aos restaurantes com estrelas Michelin na Europa, ela saboreou uma infinidade de cozinhas e adquiriu um conhecimento profundo das complexidades de cada prato.O blog de Olympia, Blog sobre Comida, serve como uma plataforma para ela compartilhar seu conhecimento, experiência e paixão por comida com seus leitores dedicados. A cada postagem, ela leva seu público a uma aventura culinária, explorando novas receitas, descobrindo restaurantes locais e apresentando suas próprias criações criativas. Através delablog, Olympia tem como objetivo inspirar outras pessoas a abraçar a alegria de cozinhar, experimentar sabores e criar experiências gastronômicas memoráveis ​​para seus entes queridos.Além de seu blog, Olympia também contribuiu para diversas publicações sobre culinária, tanto online quanto impressas, e colaborou com chefs e marcas de alimentos renomados. Seu trabalho foi reconhecido por sua qualidade excepcional e conquistou seguidores leais de entusiastas da culinária que aguardam ansiosamente suas últimas postagens.Quando não está escrevendo ou preparando uma tempestade na cozinha, Olympia pode ser encontrada explorando mercados de produtores, experimentando novos restaurantes ou entregando-se a outros hobbies, como fotografia e viagens. Com seu entusiasmo contagiante e profundo conhecimento do mundo culinário, Olympia Ramirez continua a deixar uma marca duradoura na comunidade de blogs de culinária.