Receita de barriga de porco assada filipina (Cebuchon)

  • Compartilhar Isso
Olympia Ramirez

Pele ultra estaladiça e notas de alho e citrinos de erva-limão, pedaços de carne de porco tenra - é assim que a barriga de lechon deve ser sempre. Nesta receita, vou mostrar-lhe como fazer Cebuchon em casa para que não tenha de esperar por outra festa para celebrar.

O que é o Cebuchon?

Cebuchon é a combinação de "Cebu" e "lechon". É uma versão desossada e enrolada de barriga de porco do tradicional lechon filipino e o seu nome vem diretamente de Cebu - uma região conhecida pelo seu estilo de lechon recheado com ervas como erva-limão, cebolinha e manjericão.

O lechon, ou leitão assado, é originário de Espanha e acabou por se espalhar pelo mundo devido ao colonialismo. É um dos meus pratos filipinos favoritos e uma festa (especialmente uma luta de boodle) não está completa sem lechon! A sua pele extra estaladiça e estaladiça é rivalizada pela carne tenra que é recheada com tantos aromáticos como cebolinhas, alho e erva-limão.

É sempre um prazer comer lechon em festas porque é um pouco incómodo (e caro) pedir um porco inteiro num dia de semana normal. É aqui que entra em jogo o Cebuchon (ou barriga de lechon) - obtém-se a mesma pele estaladiça e carne saborosa, mas em menor escala.

Como escolher a barriga

Tem de ser suficientemente grande para que, quando a enrolar, as extremidades se encontrem, de modo a que o recheio não caia. Também tem de ter um diâmetro suficientemente grande depois de enrolada, para que as garras do assador possam encaixar a maior parte dos seus dentes. O Seafood City é o local a visitar, porque normalmente têm barriga de porco com o tamanho adequado no balcão das carnes. As placas de barriga de porco com cerca de 1,5 kg por barriga de porco têm funcionadobem para isso.

Quando escolher a carne, certifique-se de que escolhe os pedaços de barriga de porco que não vêm com costelas, caso contrário terá de as cortar em casa. Além disso, lembre-se de escolher cortes que ainda tenham a pele intacta, para que possa obter uma pele estaladiça. Cometi o erro de comprar barriga de porco no Costco e não vinham com pele, pelo que a minha barriga de lechon não ficou estaladiça.

Ingredientes e método de salmoura

Para que a carne fique mais temperada, esta receita utiliza uma salmoura que é primeiro infundida com aromáticos durante 10 minutos a ferver. A salmoura propriamente dita tem açúcar, sal, pimenta em grão, alho, erva-limão, cebola, louro, água e anis estrelado. Depois de infundida e arrefecida, adiciono vinagre para dar mais sabor e amaciar a carne.

Escusado será dizer que quanto mais tempo a carne estiver em salmoura, melhor será o seu sabor. Eu gosto de deixar a carne em salmoura durante, pelo menos, quatro horas ou durante a noite, se tiver tempo suficiente. Certifique-se de que a salmoura é colocada no frigorífico para evitar que a carne se estrague.

Ingredientes para temperos e recheios

O tempero e o recheio deste Cebuchon são o que fazem dele um lechon à moda de Cebu. Acrescento bastante sal e pimenta, fatias de alho, cebolas cortadas às rodelas, folhas de louro, cebolinhas e erva-cidreira. Depois de salgar, seque a carne com toalhas de papel e tempere generosamente com sal entre todas as dobras.

Enrolar e amarrar a barriga para assar na churrasqueira

Quando amarro a barriga do lechon, gosto de usar pelo menos 5-6 pedaços de fio enrolados individualmente para manter o rolo em forma durante a cozedura. Quanto mais perto amarrar o fio das bordas, mais comprido será o rolo e permitirá uma pele mais estaladiça.

Na minha experiência, gosto de utilizar cordas de fio separadas para embrulhar a barriga de porco em vez de utilizar uma corda comprida e amarrá-la com laços. Descobri que conseguia dar nós mais apertados e manter a carne mais unida. Para a minha receita de barriga de porco vietnamita, amarrei simplesmente tudo com uma corda comprida, o que foi bom porque a barriga foi simplesmente enrolada nela própria, sem ter de segurar todo este recheio.

Conselhos para cozinhar na churrasqueira

Aqui estão algumas dicas para fazer o melhor Cebuchon:

  • Utilize um tabuleiro de recolha de gorduras, sem o qual muita gordura pode pingar e provocar muito fogo e fumo, escurecendo a sua barriga.
  • Monitorize a temperatura do grelhador. Os queimadores do grelhador variam, por isso utilize o termómetro do seu grelhador ou um de terceiros para monitorizar a temperatura interna do grelhador. Esta é a única forma precisa de se certificar de que está a cozinhar às temperaturas certas.
  • Siga práticas seguras para grelhar. Consulte o manual do seu grelhador para saber como colocar o grelhador longe de estruturas e a que distância deve estar o telhado. Isto é especialmente importante porque estamos a ligar uma churrasqueira eléctrica rotativa. Além disso, mantenha um extintor de incêndio por perto, para o caso de ser necessário.

A barriga de lechon é melhor servida ao estilo kamayan com um acompanhamento de sinangag (arroz com alho), espetos de churrasco de porco e um pouco de atchara picante. Se quiser um molho para mergulhar, não há nada mais fácil do que uma proporção uniforme de vinagre de cana e molho de soja. Se tiver sobras, pode guardá-las no frigorífico até 5 dias num recipiente hermético. Eu gosto de voltar a torrá-las no forno durante 5 minutos a cerca de 350°F.

Lechon Belly (Barriga de porco assada filipina / Cebuchon)

5 de 2 votos Pedaços de pele crocantes e escorregadios envoltos em pedaços tenros e saborosos de barriga de porco - esta receita de barriga de lechon vai ensinar-lhe como obter o mais delicioso rolo de Cebuchon em casa. PIN BY: Preparação: 15 minutos Cozinhe: 4 horas horas Salmoura: 8 horas Total: 12 horas 15 minutos SERVIDORES: 8

Ingredientes

Salmoura

  • 2 colheres de sopa de açúcar branco granulado
  • 2 talos de erva-limão cortados em secções de 3 polegadas e cortados ao meio
  • 10 dentes de alho esmagados
  • 1 colher de sopa de pimenta preta
  • 1 anis estrelado
  • ½ cebola branca média cortada em rodelas finas
  • 2 folhas de louro
  • 3 colheres de sopa de sal
  • 56 fl oz de água filtrada
  • 2 fl oz de vinagre branco
  • 1,8 kg de barriga de porco com a pele intacta

Recheio

  • 2 colheres de sopa de sal
  • ▢ ¾ colher de chá (1,5 g) de pimenta preta moída
  • 20 dentes de alho cortados em rodelas finas
  • 4 folhas de louro
  • ¼ de cebola branca média cortada em rodelas finas
  • 6 talos de cebolinha verde com as raízes cortadas
  • 2 talos de erva-limão cortados ao meio e cortados à largura da barriga de porco
  • 1 fl. de leite para regar

Equipamento utilizado

  • Faca e pinça; tábua de cortar
  • Panela de caldo
  • Recipiente grande para a salmoura
  • Cordel
  • ▢ grelhador
  • Acessório para espeto rotativo para o seu grelhador
  • Tabuleiro de recolha de água
  • ▢ escova

Instruções

Olympia Ramirez é uma aclamada blogueira e escritora de culinária, conhecida por suas receitas deliciosas, histórias culinárias cativantes e habilidades fotográficas impecáveis. Apaixonada por tudo relacionado à alimentação, Olympia dedicou sua carreira a explorar o diversificado mundo das artes culinárias e a compartilhar suas experiências com seus leitores.Nascida e criada numa cidade vibrante e multicultural, Olympia sempre esteve exposta a uma variedade de sabores e cozinhas desde tenra idade. Sua jornada culinária começou na cozinha de sua família, onde aprendeu técnicas culinárias tradicionais e receitas secretas de família que foram transmitidas de geração em geração. Essas primeiras experiências despertaram seu amor pela culinária e a inspiraram a seguir carreira na indústria alimentícia.Depois de se formar em artes culinárias, Olympia viajou muito, mergulhando em diferentes culturas e nas suas tradições culinárias únicas. Dos movimentados mercados de alimentos na Ásia aos restaurantes com estrelas Michelin na Europa, ela saboreou uma infinidade de cozinhas e adquiriu um conhecimento profundo das complexidades de cada prato.O blog de Olympia, Blog sobre Comida, serve como uma plataforma para ela compartilhar seu conhecimento, experiência e paixão por comida com seus leitores dedicados. A cada postagem, ela leva seu público a uma aventura culinária, explorando novas receitas, descobrindo restaurantes locais e apresentando suas próprias criações criativas. Através delablog, Olympia tem como objetivo inspirar outras pessoas a abraçar a alegria de cozinhar, experimentar sabores e criar experiências gastronômicas memoráveis ​​para seus entes queridos.Além de seu blog, Olympia também contribuiu para diversas publicações sobre culinária, tanto online quanto impressas, e colaborou com chefs e marcas de alimentos renomados. Seu trabalho foi reconhecido por sua qualidade excepcional e conquistou seguidores leais de entusiastas da culinária que aguardam ansiosamente suas últimas postagens.Quando não está escrevendo ou preparando uma tempestade na cozinha, Olympia pode ser encontrada explorando mercados de produtores, experimentando novos restaurantes ou entregando-se a outros hobbies, como fotografia e viagens. Com seu entusiasmo contagiante e profundo conhecimento do mundo culinário, Olympia Ramirez continua a deixar uma marca duradoura na comunidade de blogs de culinária.