Índice
Este waffle de ube é extraordinário, com os seus centros ultra mastigáveis, semelhantes a mochi, com uma crosta leve e estaladiça - nem sequer vamos começar a falar do sabor doce e a noz deste tradicional inhame roxo filipino.
Se é viciado nas minhas waffles de pandan ou nas waffles de pandan vegan (ou mesmo nos donuts de mochi!), então vai adorar esta nova versão de ube; é igualmente fácil de preparar e fazer em qualquer altura.
O que é o ube?
Ube é um tubérculo indígena das Filipinas que é bem conhecido pelo seu perfil de sabor doce e de nozes, juntamente com a sua coloração roxa vibrante. Embora por vezes seja confundido com uma batata-doce roxa (como a batata-doce roxa de Okinawa), é uma raiz completamente diferente.
Enquanto a batata-doce roxa de Okinawa tem uma pele pálida e castanha e um centro roxo profundo, as raízes de ube têm uma pele muito escura e, por vezes, um centro super roxo ou roxo mais claro (depende do ube).
O gelado de ube da marca Magnolia é provavelmente o mais conhecido por este sabor e também é fantástico em halo halo. O ube está a ter o seu momento no mundo das tendências culinárias e pode encontrar ube com sabor a tudo, como chá de leite de ube boba, cheesecake de ube, bolachas de ube, bolo de ube e agora waffles de ube.
Graças à popular mistura de panquecas e waffles de ube mochi do Trader Joe, apetecia-me fazer waffles de ube, mas com uma crosta estaladiça semelhante à dos waffles de pandan. Depois de mexer na receita original dos waffles de pandan, consegui adicionar puré de ube à massa em substituição do extrato de pandan.
Puré de ube
esquerda: puré de ube descongelado. direita: puré de ube congeladoDesde que esta mania do ube começou, tem sido difícil encontrar raízes de ube frescas na minha mercearia filipina local, a Seafood City. Felizmente, estava a navegar na minha secção de congeladores e encontrei pacotes de puré de ube congelados da marca Pamana. Isto inclui ube verdadeiro e pode comprar vários pacotes e mantê-los à mão no congelador para futuras receitas de ube. Se não conseguir encontrar puré de ube, sugiro que utilize ube pré-fabricadotambém a compota de halaya.
Para esta receita, utilizei puré de ube e misturei-o com água para uniformizar a espessura. Muitas vezes, quando cozinhamos tubérculos, estes ficam com uma consistência muito espessa e viscosa, como quando cozi taro e batata-doce roxa para fazer chá de leite de taro. Não queria que esta consistência estragasse a textura leve e em borracha do waffle, por isso adicionei água.
Para aumentar o sabor e a cor púrpura do ube, adicionei um pouco de extrato de ube, o que lhe deu instantaneamente uma coloração púrpura brilhante e vibrante. Note-se que tanto o puré de ube como o extrato de ube incluem corantes e/ou sabores artificiais.
Dicas de cozinha
Depois de fazer mais de duas dúzias destes waffles, aqui ficam algumas dicas a seguir para obter os melhores waffles de ube:
- Os principais ingredientes da farinha são o amido de tapioca (por vezes referido como farinha de tapioca, mas é a mesma coisa), a farinha de arroz e a farinha para todos os fins. Ter este trio de farinhas ajuda realmente a criar o melhor equilíbrio entre as texturas dos centros mastigáveis e da camada exterior estaladiça nesta receita. quanto mais farinha de tapioca adicionar, mais mastigável será; quanto mais farinha de arroz adicionar, mais estaladiça será a crosta; e a farinha altera a densidade e a suavidade do waffle .
- Encontrei todos estes tipos de farinha no meu supermercado asiático local, como o 99 Ranch, H Mart, e também em mercearias vietnamitas locais.
- A farinha de arroz NÃO É A MESMA coisa que a farinha de arroz glutinoso. A farinha de arroz glutinoso é utilizada para fazer mochi e vai tornar o seu waffle mais pegajoso, não mais estaladiço.
- Pré-misture o puré de ube, o extrato e a água antes de o adicionar aos outros ingredientes húmidos, porque isso ajuda a distribuir uniformemente o puré de ube.
- Certifique-se de que peneira toda a farinha antes de a misturar na massa húmida, o que ajudará a eliminar os grumos.
- Deixe a massa repousar pelo menos uma hora na bancada antes de fazer os seus waffles. Isto ajuda o fermento em pó a desenvolver-se e notará que a massa estará ligeiramente mais borbulhante e suave quando acabar de repousar.
- Cozinhe as suas waffles a uma temperatura média-alta para que fiquem bem estaladiças. Utilizo o meu temporizador de waffles para me avisar quando as waffles estão prontas. Por vezes, deixo as waffles cerca de 30 segundos mais tempo depois de o temporizador se desligar. A minha máquina de waffles é uma máquina de waffles belga da Oster.
- Utilize uma grelha de arrefecimento para repousar as suas waffles acabadas durante cerca de 30 segundos antes de as comer. Depois de as retirar da máquina de waffles, notará que a camada exterior ficará mais estaladiça na grelha de arrefecimento (fantástico!). Sirva imediatamente para obter o melhor sabor e texturas frescas.
Pré-fabricação e armazenagem
Também pode preparar previamente a massa e deixá-la no frigorífico durante alguns dias.
Pode congelar as sobras de waffles cozinhadas num recipiente hermético até um mês (pelo que testei). Quando quero aquecê-las, coloco-as na torradeira e ficam muito boas fora do congelador.
POR FAVOR, utilize uma balança de cozinha
Utilize uma balança para seguir a receita abaixo, uma vez que esta permitirá obter medições mais precisas e resultados consistentes. A farinha compacta-se em qualquer instrumento de medição, pelo que é muito difícil ser preciso com medições volumétricas.
Waffles de Ube (estaladiços por fora e húmidos, mastigáveis por dentro)
5 de 11 votos Se gosta de waffles de queijo, tipo mochi (como os waffles de pandan), então vai adorar esta versão de waffle de ube. É igualmente rápido e fácil de preparar e fazer durante a semana para um deleite extra especial. PIN BY: Preparação: 10 minutos Cozinhar: 20 minutos Descansar: 1 hora Total: 1 hora 30 minutos SERVIÇÕES: 8 waffles belgasIngredientes
Método A: puré de ube e lâmpada; extrato (de preferência)
- 134 g (½ c) de puré de ube, de preferência da marca Pamana ou de compota de ube halaya
- ▢ ½ c água
- 1 colher de chá de extrato de uva opcional
Método B: apenas extrato de ube
- 2 colheres de chá de extrato de uva
- ▢ ½ c água
Ingredientes para waffles
- 2 ovos grandes
- 13 oz de creme de coco (1 lata) marca preferida Savoy
- Puré de ube ou extrato de ube
- 1 colher de sopa de óleo alimentar neutro
- 290 g (2 ½ c e 3 colheres de sopa) de fécula de tapioca
- 73 g de farinha de arroz
- 70 g de farinha de trigo de uso geral, aquela que toda a gente tem na despensa
- 8 g (2 colheres de chá) de fermento em pó
- 200 g (1 c) de açúcar branco
- 1 g (¼ colher de chá) de sal
Equipamento utilizado
- Ferro de waffles belga (o meu Oster foi descontinuado)
- Grelha de arrefecimento em aço inoxidável - SLT
- Taça de vidro - Anchor Hocking
- Peneira de farinha
- Disher / colher de biscoitos