Siopao Asado (pãezinhos de porco filipinos cozidos a vapor)

  • Compartilhar Isso
Olympia Ramirez

Doce, rico e derretendo na sua boca, o asado de porco braseado na perfeição, envolto num pão cozido a vapor super macio e almofadado - este siopao asado satisfará qualquer desejo de fome.

A linguagem amorosa dos meus pais era a comida, por isso faziam sempre questão de nos dar pequenos petiscos filipinos, como siopao ou empanadas de carne de vaca, durante as nossas muitas viagens de carro em família para evitar birras de fome.

O que é o siopao asado?

O Siopao Asado, que se pronuncia "shoo-pow", é um pão de carne filipino cozinhado a vapor que mostra a influência dos imigrantes chineses e também dos colonialistas espanhóis. O Siopao é muito semelhante ao bánh bao vietnamita e ao char siu bao chinês, mas por vezes tem um tamanho muito maior. Já comi um siopao que era maior do que o tamanho de um punho!

Na sua maioria, o siopao e o char siu bao têm um aspeto muito semelhante: são de cor branca, cozinhados a vapor e são doces, mas diferem nos seus recheios. O recheio do siopao asado é feito de ombro de porco refogado e estufado, hoisin, molho de ostra e outros ingredientes, enquanto o char siu bao é feito de carne de porco assada picada num molho vermelho espesso de cinco especiarias, óleo de sésamo e outros ingredientes.

O recheio do asado pode ter tido influência dos colonialistas espanhóis devido ao seu nome semelhante ao da carne assada mexicana, mas as semelhanças acabam aí. O nome asado vem da palavra espanhola que significa "grelhado", e o asado filipino evoluiu da carne grelhada para a carne refogada e estufada.

Atualmente, é possível encontrar siopao em muitos restaurantes filipinos, padarias e mercearias que vendem vários tipos e sabores. Também têm marcas diferentes no topo para indicar qual o sabor.

Embora também existam outros recheios, como o siopao bola bola (uma versão de almôndegas), prefiro o siopao asado porque adoro o sabor doce do guisado e do pimento. Para esta versão, acrescentei ovos cozidos cortados às rodelas como um extra habitual - acrescente sempre ovos a tudo!

Massa Siopao

A massa para o siopao precisa de ser super fofa e macia, e é por isso que estou a usar a mesma receita de massa que a minha receita de char siu bao, bao buns a vapor e mantou. Com base na minha experiência, a massa do char siu bao tem um perfil de sabor e uma textura semelhantes, por isso mantenho a mesma receita.

Recheio de assado

O recheio do siopao asado é tão importante como a massa, por vezes mais (em miúdo, passei uma fase em que só comia o recheio e dava à minha mãe os restos do siopao). Sim, é nojento, eu sei.

Para fazer o recheio, segui um processo tradicional de refogar e estufar para obter pedaços de pá de porco muito tenros. No início, também grelhei a carne para obter uma boa caramelização da carne e realçar o sabor.

Depois de grelhar, salteio alho e cebolas na mesma frigideira e retiro todo o caramelo com água, molho de soja e sal para criar um líquido saboroso no qual a carne vai refogar durante uma hora.

Para terminar o asado, corto a carne em pedaços finos e cozinho-a com um pouco do caldo de carne de porco, molho de ostra, hoisin, açúcar mascavado, pimenta e uma mistura de água e amido de milho para engrossar. Este recheio viscoso do asado vai dar-lhe um perfil de sabores doces, salgados e apimentados, tudo num só.

Dicas de cozinha

Aqui estão algumas das minhas dicas favoritas para obter óptimos resultados com o siopao:

  • Para utilizar o seu tempo de forma sensata, gosto de utilizar o seguinte calendário: (1) refogar a carne, (2) fazer a massa e a sua fermentação, (3) fazer o recheio do assado, (4) cozer os ovos e (5) montar o siopao. Nota: Começo pela carne primeiro porque é necessário tempo para arrefecer o recheio antes de o adicionar à massa.
  • Refogue a sua carne para obter uma carne tenra e saborosa. Eu sei que isto demora uma hora, mas vale a pena obter aquela textura macia e derretida na boca.
  • Já fiz esta massa a diferentes temperaturas e a fermentação pode demorar entre uma hora e duas horas, sendo necessária para desenvolver o glúten e obter uma massa de siopao macia e fofa.
  • Depois de a massa ter sido levedada, dê um murro na massa para eliminar o excesso de gás. Se não o fizer, a massa ficará com bolhas quando a estender.
  • Pique a carne refogada para garantir que a carne está presente em cada dentada.
  • Quando estender a sua massa, deixe o centro um pouco mais grosso para garantir que obtém uma quantidade uniforme de massa em cada dentada. Uma vez que está a dobrar a parte de cima sobre as dobras consecutivas da massa, esta acabará por ficar mais grossa do que a parte de baixo. Se deixar o centro da sua massa mais grosso, equilibra a proporção da massa superior e inferior.
  • Para que a massa fique super fofa, é preciso provar a massa uma segunda vez, durante menos 15 minutos, antes de a cozer a vapor! Fico espantada com o quão mais fofa fica quando se prova a massa mais uma vez.
  • Guarde o siopao extra no congelador num recipiente hermético para um lanche no futuro! São fáceis de reaquecer no micro-ondas, basta embrulhá-los numa toalha húmida e levar ao micro-ondas durante um a dois minutos em potência alta.

Siopao Asado (pãezinhos de porco filipinos cozidos a vapor)

5 de 20 votos Pãezinhos quentes e fumegantes que são ultra macios ao toque e doces e apimentados ao paladar - esta receita de siopao asado é uma ótima maneira de preparar lanches futuros que você pode colocar no micro-ondas. PIN BY: MG Sanchez Preparação: 10 minutos Cozinhe: 1 hora hora Prova de massa: 2 horas horas 15 minutos Total: 3 horas 25 minutos SERVIDORES: 12 siopao

Ingredientes

Refogar

  • 1 ½ lb de ombro/ombro de porco cortado em cubos de 1 polegada
  • 1 colher de chá de óleo vegetal
  • 1 colher de sopa de alho (5 dentes) picado
  • 1 c de cebola amarela (meia cebola amarela) picada
  • 4 c de água
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa de molho de soja light

Massa

  • 470 g (3 ¾ c) de farinha para todos os fins
  • 100 g (¾ c) de amido de milho
  • 10 g (2 colheres de chá) de fermento em pó
  • 8 g (2 ¼ colheres de chá) de fermento ativo instantâneo
  • 100 g ( ½ c ) de açúcar branco
  • 9 oz (1 c) de água
  • 2 oz (¼ c) de óleo vegetal mais um pouco extra para untar a tigela de mistura

Recheio de assado

  • 1 ½ c de ombro de porco refogado de cima
  • 1 ½ c de caldo de porco de carne de porco refogada
  • 1 colher de sopa de molho de ostra
  • 1 colher de chá de hoisin
  • 4 colheres de chá de açúcar mascavado escuro
  • ▢ ¼ colher de chá de pimenta preta
  • 2 colheres de sopa de amido de milho
  • 4 colheres de sopa de água

Montagem

  • 3 ovos cozidos cortados em quartos no sentido do comprimento

Equipamento utilizado

  • Batedeira profissional
  • Rolo de massa
  • Vaporizador de bambu

Instruções

Olympia Ramirez é uma aclamada blogueira e escritora de culinária, conhecida por suas receitas deliciosas, histórias culinárias cativantes e habilidades fotográficas impecáveis. Apaixonada por tudo relacionado à alimentação, Olympia dedicou sua carreira a explorar o diversificado mundo das artes culinárias e a compartilhar suas experiências com seus leitores.Nascida e criada numa cidade vibrante e multicultural, Olympia sempre esteve exposta a uma variedade de sabores e cozinhas desde tenra idade. Sua jornada culinária começou na cozinha de sua família, onde aprendeu técnicas culinárias tradicionais e receitas secretas de família que foram transmitidas de geração em geração. Essas primeiras experiências despertaram seu amor pela culinária e a inspiraram a seguir carreira na indústria alimentícia.Depois de se formar em artes culinárias, Olympia viajou muito, mergulhando em diferentes culturas e nas suas tradições culinárias únicas. Dos movimentados mercados de alimentos na Ásia aos restaurantes com estrelas Michelin na Europa, ela saboreou uma infinidade de cozinhas e adquiriu um conhecimento profundo das complexidades de cada prato.O blog de Olympia, Blog sobre Comida, serve como uma plataforma para ela compartilhar seu conhecimento, experiência e paixão por comida com seus leitores dedicados. A cada postagem, ela leva seu público a uma aventura culinária, explorando novas receitas, descobrindo restaurantes locais e apresentando suas próprias criações criativas. Através delablog, Olympia tem como objetivo inspirar outras pessoas a abraçar a alegria de cozinhar, experimentar sabores e criar experiências gastronômicas memoráveis ​​para seus entes queridos.Além de seu blog, Olympia também contribuiu para diversas publicações sobre culinária, tanto online quanto impressas, e colaborou com chefs e marcas de alimentos renomados. Seu trabalho foi reconhecido por sua qualidade excepcional e conquistou seguidores leais de entusiastas da culinária que aguardam ansiosamente suas últimas postagens.Quando não está escrevendo ou preparando uma tempestade na cozinha, Olympia pode ser encontrada explorando mercados de produtores, experimentando novos restaurantes ou entregando-se a outros hobbies, como fotografia e viagens. Com seu entusiasmo contagiante e profundo conhecimento do mundo culinário, Olympia Ramirez continua a deixar uma marca duradoura na comunidade de blogs de culinária.