Índice
Depois de pedir tantas vezes tempura de camarão em restaurantes e saborear o seu delicioso exterior estaladiço, não resisti a fazê-la em casa. Esta receita fácil e rápida de tempura de camarão fará com que os seus convidados voltem para mais.
O que é a tempura de camarão?
Curiosamente, a tempura foi influenciada pelos viajantes portugueses no Japão no século XVI com o prato peixinhos da horta, um prato tradicional português feito durante os "dias da brasa" sem carne.
Desde então, os cozinheiros japoneses fizeram adaptações, tais como tornar a massa mais leve e adicionar diferentes alimentos à massa, para fazer tempura de camarão ou de vegetais. Não há nada melhor do que combinar o ar estaladiço da tempura com a dentada tenra do camarão.
Fazer massa de tempura
A massa de tempura pode ser bastante complicada porque se pretende criar uma camada delicada, arejada e estaladiça, mas, por vezes, pode transformar-se numa confusão encharcada e oleosa. Uma vez que esta é uma "cozinha sem sujidade", tomo certas medidas para evitar a rápida formação de glúten na massa, o que pode fazer com que a tempura fique em borracha e perca a sua crocância.
- Só faça a massa quando o camarão estiver preparado e o óleo de cozinha neutro estiver à temperatura certa. Não vai querer deixar esta massa à espera!
- Mantenha todos os ingredientes húmidos o mais frios possível, pois isso atrasa a formação de glúten na massa
- Utilizar água gaseificada muito fria (a água gaseificada contribui para a qualidade de ar da camada exterior)
- Utilizar vodka diretamente do congelador (a vodka inibe a formação do glúten e cria uma camada exterior mais estaladiça)
- Utilizar pauzinhos quando mexer a massa para evitar misturar demasiado a massa
Gosto de adicionar um pouco de fécula de batata à massa porque dá aos camarões uma crocância agradável no exterior, tal como na minha receita de karaage de frango. Tal como na receita de karaage, a adição de fécula de batata dará à sua tempura uma cor amarela pálida.
Preparação do camarão
Limpe os camarões em água corrente e retire as cabeças. Para retirar as veias do camarão, utilizo a mesma técnica da minha receita de Salada de manga verde vietnamita com camarão. Veja o meu tutorial completo sobre como retirar as veias do camarão aqui. Esta técnica evita que o camarão se enrole, por isso é importante não cortar toda a parte de trás do camarão ao retirar as veias.
Para endireitar o camarão, segure o camarão de barriga para cima e horizontalmente na tábua de corte. Faça três a quatro cortes verticais muito rasos (⅛ polegadas) na barriga do camarão. Isso deve endireitar o camarão.
Outra opção é utilizar também espetos ao longo do corpo do camarão para o manter direito durante o processo de fritura, mas descobri que marcar a barriga mantém-no bastante direito.
Cubra o camarão com uma ligeira camada de fécula de batata para ajudar a massa a aderir ao camarão. Segurando na cauda do camarão, mergulhe o camarão na massa e retire o excesso, baixando-o cuidadosamente para o óleo quente.
Para dar uma crocância extra ao camarão, mergulhe a mão na massa e pingue-a cuidadosamente sobre o camarão a fritar. Este processo tradicional chama-se hana o sakaseru e utilizado para dar mais crocância às gavinhas de tempura ao longo do corpo do camarão. Pode utilizar a mão, colheres ou pauzinhos.
Udon e molho para mergulhar
Gosto de comer tempura de camarão com um molho básico de tetsuya feito de dashi, molho de soja e mirin. Também pode comê-lo com sopa udon ou espremer um pouco de sumo de limão fresco por cima. Não há realmente nenhuma maneira errada de comer esta tempura estaladiça!
Receita de Tempura de camarão
5 de 6 votos Se você já gostou de tempura de camarão em restaurantes japoneses, você PRECISA experimentar esta receita caseira. PIN BY: Preparar: 15 minutos Cozinhar: 20 minutos Total: 35 minutos SERVIR: 4Ingredientes
Tempura de camarão
- 1 kg de camarão
- Óleo alimentar neutro Óleo vegetal de preferência
- ▢ ¾ c de farinha de trigo
- ▢ ½ c fécula de batata
- 1 ovo grande frio do frigorífico
- ¼ c de vodka arrefecida no congelador
- ¾ c de água gaseificada arrefecida no frigorífico
Molho Tetsuya
- 1 c de água
- 2 g de mistura de dashi
- ▢ ¼ c de molho de soja
- ▢ ¼ c mirin
Equipamento utilizado
- Pauzinhos
Instruções
Tempura de camarão
- Limpe os camarões em água corrente e retire as cabeças. Para retirar as veias do camarão, puxe a veia da abertura do camarão onde retirou a cabeça (consulte também o meu tutorial sobre como retirar as veias do camarão).
- Para endireitar o camarão, faça cortes muito rasos (⅛ polegadas) na barriga do camarão. (Você também pode usar espetos para endireitar o camarão se não quiser marcá-los). Endireite o camarão em um prato sobre toalhas de papel para secar o camarão.
- Numa panela de fundo grosso, adicione cerca de 2 polegadas de óleo a partir do fundo da panela. Aqueça o óleo a 350 °F graus.
- Numa tigela, junte a farinha e ½ chávena de fécula de batata e misture bem.
- Noutra tigela, junte o ovo e misture com a vodka fria. Em seguida, adicione a água gaseificada.
- Com cuidado, adicione a massa húmida à tigela de mistura e utilize os pauzinhos para misturar a massa em movimentos rápidos. Tente levantar a tigela e movê-la em movimentos redondos enquanto mexe com os pauzinhos. Certifique-se de que não mistura demasiado a massa ou a sua tempura acabará por ficar em borracha. Deve ter alguns grumos na sua massa. O processo de mistura não deve demorar mais de um minuto.
- Numa tigela à parte, coloque ¼ de chávena de fécula de batata numa tigela rasa. Cubra os camarões com uma ligeira camada de fécula de batata.
- Segurando na cauda do camarão, mergulhe-o na massa e cubra-o bem. Com cuidado, baixe o camarão empanado para o óleo. Para adicionar mais gavinhas estaladiças de tempura, volte a mergulhar a mão na massa e pingue pequenas gotas de massa sobre o camarão a fritar.
- Vire os camarões após cerca de um a dois minutos. Retire os camarões cozinhados do óleo e coloque-os sobre papel absorvente numa grelha de arrefecimento, depois sirva com o molho tetsuya.
Molho Tetsuya
- Num tacho pequeno, adicione a água em lume médio-baixo.
- Adicione a mistura dashi, o molho de soja e o mirin.
- Aquecer até ferver durante um minuto e depois retirar do lume.
- Servir num pequeno prato de molho.