Receita de massa de macarrão caseira (massa de ovos frescos)

  • Compartilhar Isso
Olympia Ramirez

Fiquei muito surpreendida ao descobrir como era fácil fazer massa caseira, e também chocada com o sabor fresco que tinha. Ainda há alturas em que queremos a textura mais dura e al dente das massas de caixa. A massa fresca não é objetivamente melhor do que a de caixa, mas é espantosa e deve ser experimentada se ainda não o fez.

A minha namorada e eu aprendemos a fazer esta massa numa aula de massas de uma loja local. Não somos profissionais e, mesmo assim, foi bastante fácil à primeira! Desde então, fizemos muitas fornadas desta massa, ajustámos receitas e experimentámos massas coloridas, massa de espinafres, massas extrudidas e até massa seca.

A utilização do fettuccine desta receita para uma receita de massa de alho. A utilização do taglioni fresco tipo esparguete na minha massa de uni também a eleva a outro nível!

Pesar os ingredientes

Se quiser consistência na sua massa, a única forma de o conseguir é utilizar uma balança para medir os ingredientes. Se utilizar colheres volumétricas para a farinha, esta compacta-se, os ovos variam de tamanho e não pode medir com exatidão as claras de ovo em relação às gemas de ovo.

Se não usar uma balança, tenho a certeza de que consegue chegar a um valor aproximado e que a sua massa caseira ficará bem, mas se quiser ajustar as receitas ou resolver quaisquer problemas com a massa, será muito mais difícil. Basta comprar uma balança barata. Eu uso uma balança de precisão Acaia - Pearl destinada à preparação de café, como a que é mostrada nos meus artigos sobre café vertido, expresso e Aeropress.

Esta balança de cozinha da Ozeri tem uma precisão de 0,1 gramas, mas para receitas normais de culinária é possível utilizar uma balança com uma precisão de 1 ou 2 gramas. Esta balança de cozinha da Ozeri tem uma precisão de 1 grama e funcionaria bem para este efeito e custa apenas cerca de 11 dólares.

Combinar os ingredientes

Se não tiver ou não quiser usar um processador de alimentos, basta fazer uma montanha numa tábua de cortar com a farinha e fazer um poço no interior. Deite os ovos e o sal no interior e, em seguida, misture lentamente a farinha no ovo para evitar que o ovo se espalhe até que toda a farinha esteja incorporada.

Se utilizar um processador, demorará apenas cerca de 15 a 20 segundos a atingir uma fase como a da bola mostrada abaixo. Ainda está um pouco húmida/pegajosa, o que não faz mal. Retire a lâmina e pegue no resto da massa com a bola grande que tem agora.

Amassar

Quer utilize um processador ou incorpore os ingredientes à mão, é necessário amassar durante aproximadamente o mesmo período de tempo. Não é preciso mais do que cerca de cinco minutos para desenvolver o glúten e a força aqui. Pode ser necessário regular o nível de humidade adicionando mais farinha ou borrifando ou adicionando gotas de água.

Repouso da massa

A consistência final que pretendemos é algo ainda ligeiramente húmido. Deve ser pegajoso, mas não pegajoso. A bola de massa deve ser ligeiramente firme e manter a sua forma quando a deixamos sozinha, como se mostra abaixo. Quando chegar a esta fase, envolva-a em película aderente para que não seque, e deixe-a repousar à temperatura ambiente durante cerca de 30 minutos, ou pode colocá-la no frigorífico durante pelo menos 30-60 minutos.

Laminar a massa

Depois de a massa ter repousado o suficiente, desembrulhe-a e amasse-a um pouco mais. Utilize um raspador de bancada para dividir a bola de massa em cerca de três terços, para que possa ser manuseada na máquina de fazer massa. Estamos a utilizar uma máquina de massa Marcato - 8320 para laminar e cortar a massa.

Queremos amassar e estender a massa com um rolo de massa até obter uma forma retangular com cerca de 1/4 ″ de espessura, para que possamos começar a passá-la pela máquina de macarrão em sua configuração mais ampla. Nesta máquina, é 0.

Estenda-a suficientemente fina para que possa fazer uma dobra tripla. Dobre-a como se fosse uma carta a ser inserida num envelope. Em seguida, passe-a pela máquina com as costuras de lado, como se mostra abaixo, para que o ar possa sair à medida que roda a máquina (ou seja, para laminar a massa). Se, em qualquer altura, a massa parecer demasiado pegajosa, polvilhe-a com um pouco de farinha antes de a dobrar, para que possa passá-la pela máquina sem elaficar preso.

Normalmente, temos de repetir este processo, passando pelo nível 0 cerca de 6 a 8 vezes: amassar, enrolar e laminar novamente até a textura da massa ficar mais suave e deixar de ser muito ondulada.

Uma vez obtida uma massa lisa, muda-se o botão da máquina de 0 para 1 e repete-se o processo de amassar, enrolar, laminar e enfarinhar, conforme necessário. Nesta altura, só é necessário passar por cada fase uma vez para atingir a espessura final. Para o taglioni, deixamos uma espessura de 5, e para o fettuccine pode ser mais fina, à volta de 6 ou 7.

Sou conhecida por fazer batota, indo do 0 ao 2, depois ao 4 e depois ao 5. Ou se o objetivo for o 7, posso ir do 0 ao 2, ao 4, ao 6 e depois ao 7. Terá muito menos problemas se subir uma de cada vez, mas quando apanhar o jeito de como a massa fica, pode avaliar se saltar espessuras lhe causará algum problema.

Cortar a massa

Depois de ter laminado com a espessura desejada, ficará com uma folha de massa bastante comprida, que deve ser cortada em terços ou quartos, consoante o comprimento que pretende para cada fio de massa.

Retire a manivela desta máquina e vire-a para o lado de corte da massa. Poderá querer revestir novamente a folha de massa antes de fazer o corte para se certificar de que não cola. As fotografias abaixo são de fettuccine com uma espessura de 6-7.

Aaaand this is taglioni at around a 5 thickness. Ambos são fantásticos, mas o mais fino cozinhará mais rápido.

Um grande plano do taglioni. Excelente tamanho para a minha receita de massa de uni!

Prepare uma tábua de corte ou uma forma de meia folha para que possa dispô-las enquanto trabalha. Mesmo que as vá cozinhar imediatamente para uma refeição, certifique-se de que os fios de massa individuais não ficam encostados uns aos outros, porque terão tendência a colar-se, tornando impossível separá-los antes de cozinhar e não cozinharão uniformemente.

Assim que os fios saírem da máquina de fazer massa, separe-os, enfarinhe-os ligeiramente e coloque-os em ninhos ou simplesmente espalhados numa folha.

Repita o processo para as restantes duas secções de massa que separámos anteriormente com o raspador de bancada. Este é definitivamente um trabalho de amor, mas vale bem a pena o resultado final. Há muitos passos e pode parecer intimidante só de ler, mas é importante seguir os pormenores.

Depois de passar pelo processo em alguns lotes, não é realmente difícil e as coisas começam a voar.

Esta receita básica de massa é fácil de duplicar ou triplicar e congelar para que possa fazer refeições conforme necessário. Depois de amassar a massa e estar pronta para a descansar, basta formar bolas e embrulhá-las hermeticamente para as colocar no congelador. Basta retirá-las e descongelar completamente no frigorífico antes de estar pronto para as estender.

Assim que apanhar o jeito, pode começar a experimentar adicionar vegetais, como a minha massa de espinafres, outros sabores, novas formas para a massa de queijo feta e até secá-la para oferecer!

Massa de macarrão caseira (massa de ovos frescos)

5 de 2 votos Aprender a fazer massa básica para massas é uma habilidade que eu recomendo vivamente ter. Pode aumentar imensamente a qualidade dos pratos de massa que faz em casa, e prepará-lo para outras receitas de massa e invólucros também. Felizmente, não é muito difícil! PIN BY: Preparação: 1 hora h Cozinhar: 10 minutos mins Total: 1 hora hr 10 minutos mins SERVIDORES: 3

Ingredientes

  • 280 g de farinha "00" das marcas Caputo ou Anna; se for necessário, a farinha de trigo pode ser utilizada.
  • 2 ovos grandes Claras e húmidas; gemas
  • 65 g de gemas de ovo Reserve as claras para outras receitas!
  • 1 colher de chá de sal E mais sal para ferver a massa

Equipamento utilizado

  • ▢ balança de cozinha - Acaia
  • Processador de alimentos
  • Raspador de massa
  • Rolo de massa
  • Máquina para produção de massa alimentícia - Marcato - Atlas 150
  • Coador de massa
  • Meia assadeira

Instruções

  • Pese ou meça todos os seus ingredientes.
  • Combine os ingredientes. Adicione tudo a um processador de alimentos e pulse durante cerca de 15-20 segundos até começar a formar uma bola e recolher toda a massa. Se fizer isto sem um processador, deite a farinha numa tábua de cortar e faça um poço no centro, deite os ovos e o sal no centro e comece lentamente a incorporar a farinha no ovo até obter tudo.
  • Amassar. Pegue na bola de massa formada e pressione a palma da sua mão sobre ela. Dobre parcialmente a massa sobre si mesma, rode um pouco e repita. Isto fortalece a massa e desenvolve o glúten. Faça isto durante alguns minutos até ficar mais firme. Pode ser necessário regular o nível de humidade adicionando mais farinha ou borrifando ou adicionando gotas de água. A consistência pretendida é uma que não seja pegajosa oupegajoso - queremos que seja firme mas ainda ligeiramente pegajoso.
  • Descanse a massa: forme uma bola, cubra-a com película aderente e deixe-a repousar no balcão ou no frigorífico durante 30 a 60 minutos.
  • Laminar a massa. Desembrulhar o filme plástico e dividir a massa em terços e trabalhar com um de cada vez. Estender a massa com um rolo de massa até obter um retângulo com cerca de 1/4" de espessura ou ligeiramente mais fino, suficientemente fino para que possa dobrar como se fosse uma carta a ser inserida num envelope. Em seguida, passá-la pela máquina na posição 0 e dar à manivela (ver fotos no post). Adicionar farinha conforme necessário, amassar e enrolar.Repita todo este processo de enrolar, dobrar e passar pela máquina na posição 0 cerca de 6 a 8 vezes até que a massa fique lisa e não ondulada. Gire o botão da máquina para a posição 1 e repita o procedimento acima, e continue até atingir a espessura desejada. Eu gosto de cerca de 5 para o corte taglioni nesta máquina, e cerca de 7 parao corte do fettuccine.
  • Corte a massa com um raspador de bancada até obter o comprimento desejado para os fios de massa.
  • Corte a massa. Mova a manivela do lado de laminação da máquina para o lado de corte - taglioni ou fettuccine. Polvilhe um pouco de farinha na folha antes de cortar, se necessário, para evitar que a massa se cole à máquina.
  • Apanhe a massa assim que sair da máquina e separe imediatamente os fios, polvilhando-os ligeiramente com farinha antes de os espalhar ou formar ninhos numa assadeira ou numa tábua de cortar.
  • Repita: Tem mais 2 bolas de massa para repetir os passos acima para terminar a massa!
  • Cozinhe. Encha uma panela de tamanho médio com cerca de 5 a 10 cm de água e leve-a a ferver em lume alto. Adicione sal suficiente para que saiba a mar - normalmente mais sal do que pensa. Coza a massa em porções individuais do tamanho de uma tigela de cada vez para não encher a panela e permitir que a massa cozinhe de forma mais uniforme. Esta massa cozinha muito mais rapidamente do que a típica massa seca de caixa, demorando entre 1 e 2minutos. Teste a massa dando dentadas de 20 em 20 segundos até atingir o ponto desejado, retire-a com um coador e repita!

Factos nutricionais (por dose)

Calorias: 1354 kcalSódio 2487 mg 108 % Potássio 492 mg 14 % Hidratos de carbono 217 g 72 % Fibra 8 g 33 % Açúcar 1 g 1 % Proteína 50 g 100 % Vitamina A 1413 UI 28 % Cálcio 175 mg 18 % Ferro 16 mg 89 % * Os valores diários em percentagem baseiam-se numa dieta de 2000 calorias. Prato: Jantar, Almoço Cozinha: Italiana Palavra-chave: hidratos de carbono, massa

Olympia Ramirez é uma aclamada blogueira e escritora de culinária, conhecida por suas receitas deliciosas, histórias culinárias cativantes e habilidades fotográficas impecáveis. Apaixonada por tudo relacionado à alimentação, Olympia dedicou sua carreira a explorar o diversificado mundo das artes culinárias e a compartilhar suas experiências com seus leitores.Nascida e criada numa cidade vibrante e multicultural, Olympia sempre esteve exposta a uma variedade de sabores e cozinhas desde tenra idade. Sua jornada culinária começou na cozinha de sua família, onde aprendeu técnicas culinárias tradicionais e receitas secretas de família que foram transmitidas de geração em geração. Essas primeiras experiências despertaram seu amor pela culinária e a inspiraram a seguir carreira na indústria alimentícia.Depois de se formar em artes culinárias, Olympia viajou muito, mergulhando em diferentes culturas e nas suas tradições culinárias únicas. Dos movimentados mercados de alimentos na Ásia aos restaurantes com estrelas Michelin na Europa, ela saboreou uma infinidade de cozinhas e adquiriu um conhecimento profundo das complexidades de cada prato.O blog de Olympia, Blog sobre Comida, serve como uma plataforma para ela compartilhar seu conhecimento, experiência e paixão por comida com seus leitores dedicados. A cada postagem, ela leva seu público a uma aventura culinária, explorando novas receitas, descobrindo restaurantes locais e apresentando suas próprias criações criativas. Através delablog, Olympia tem como objetivo inspirar outras pessoas a abraçar a alegria de cozinhar, experimentar sabores e criar experiências gastronômicas memoráveis ​​para seus entes queridos.Além de seu blog, Olympia também contribuiu para diversas publicações sobre culinária, tanto online quanto impressas, e colaborou com chefs e marcas de alimentos renomados. Seu trabalho foi reconhecido por sua qualidade excepcional e conquistou seguidores leais de entusiastas da culinária que aguardam ansiosamente suas últimas postagens.Quando não está escrevendo ou preparando uma tempestade na cozinha, Olympia pode ser encontrada explorando mercados de produtores, experimentando novos restaurantes ou entregando-se a outros hobbies, como fotografia e viagens. Com seu entusiasmo contagiante e profundo conhecimento do mundo culinário, Olympia Ramirez continua a deixar uma marca duradoura na comunidade de blogs de culinária.