Índice
Tal como o alho, o alho-francês e a cebola, a chalota é um vegetal da família dos alliums que contribui para o sabor e o aroma de um prato. Antes de chegar à Índia e ao Mediterrâneo, pensa-se que teve origem no Sudeste Asiático. Atualmente, utilizamos a chalota nas cozinhas francesa e do Sudeste Asiático.
São um ingrediente típico nas cozinhas domésticas e nos restaurantes devido à sua versatilidade e acessibilidade. Na cozinha vietnamita, as chalotas são um ingrediente comum. São normalmente fritas para cobertura de saladas, fritas para guarnecer bánh cuốn, ou picadas para marinadas de carne de porco, entre muitas outras utilizações.
Chalotas verdadeiras vs. chalotas falsas
A chalota é uma variedade de cebola que podemos consumir crua ou assada, o que a torna um dos ingredientes mais versáteis na cozinha. Existem dois tipos de chalota: a chalota "verdadeira" e a chalota "falsa".
Chalotas verdadeiras A chalota é propagada e plantada em bolbos, onde aparecem cicatrizes circulares quando se corta o ramo de origem, e quando se corta ao meio, vê-se que tem sempre dois bolbos. Por fim, tem um sabor mais robusto do que as falsas chalotas.
Chalotas falsas são cultivadas a partir de sementes. São maiores do que as chalotas verdadeiras e têm apenas um bolbo quando cortadas ao meio. Para além destas diferenças, não há muita diferença entre as duas, e ambas estão amplamente disponíveis nas lojas.
A chalota existe em três tamanhos: pequeno, médio e grande, mas quanto maior for, menos sabor tem.
Qual é o aspeto de uma chalota?
As chalotas parecem cebolas mais pequenas e ligeiramente alongadas, como versões em miniatura das cebolas vermelhas. Em contraste com a sua pele castanho-púrpura, têm um sabor e uma textura semelhantes aos da cebola vermelha no interior. Tal como acontece com uma cabeça de alho, quando se fura a pele da chalota, verifica-se que esta se separa frequentemente em dentes.
Qual é o sabor da chalota?
As chalotas são muitas vezes descritas como tendo um sabor mais suave e doce em comparação com as cebolas. Uma vez que o seu sabor é tão delicado, é frequente comê-las cruas. No entanto, na minha opinião, acho-as muito mais potentes e aromáticas do que outros tipos de cebolas.
Chalotas vs. cebolinhas
As partes branca e verde da cebolinha têm sabores distintos e podem ser utilizadas de várias maneiras. Ao contrário da cebolinha, a chalota tem um sabor e uma textura mais consistentes ao longo de todo o bolbo. Além disso, a chalota tem um sabor mais robusto e intenso do que a cebolinha, que tem um sabor mais delicado.
Chalotas vs. cebolas
As chalotas distinguem-se das cebolas secas pelo seu aspeto: têm um bolbo mais pequeno e mais estreito do que as cebolas normais. Ambos os legumes têm um sabor semelhante, mas as chalotas são menos intensas. Além disso, diferem das cebolas na medida em que as suas estruturas celulares se decompõem muito mais rapidamente do que as das cebolas quando cozinhadas.
Chalotas vs. cebolas vermelhas: são a mesma coisa?
Como as cebolas vermelhas e as chalotas são tão parecidas na cor, é fácil confundi-las. Embora estejam relacionadas, as chalotas e as cebolas vermelhas não são iguais. Além disso, as diferenças serão evidentes depois de provar ambas. As cebolas vermelhas são mais picantes do que as chalotas. Além disso, as cebolas vermelhas são muito mais firmes.
Substitutos da chalota
Se estiver a cozinhar e precisar de chalotas mas não as tiver à mão, pode usar o seguinte para as substituir.
- Cebola amarela - devido ao seu sabor mais suave, é a melhor alternativa à chalota.
- Cebolas doces (Vidalia ou Maui) - Estas cebolas são um ótimo substituto. São maiores do que a maioria das cebolas e, quando caramelizadas, têm uma textura semelhante à das chalotas.
- Alho-porro - São mais suaves do que a maioria das cebolas e têm um sabor semelhante ao das chalotas. Utilize-as como faria com as chalotas.
- Cebolinha / cebolinha verde - Pode também utilizar a parte verde da cebolinha, mas tenha em atenção que esta parte da cebolinha é mais picante e tem notas herbáceas.
- Cebolas secas - Em caso de necessidade, pode utilizar cebolas secas como substituto, uma vez que têm um sabor muito semelhante, mas não têm a mesma textura que as chalotas.
Como descascar e picar uma chalota
Descascar e picar as chalotas é um processo simples.
1) Cortar a extremidade da raiz da chalota com uma faca afiada.
2) Cortar ao meio no sentido do comprimento.
3) A pele da chalota deve soltar-se facilmente nesta altura. Faça um pequeno corte com a ponta de uma faca para soltar a pele dura que não se mexe.
4) Coloque-a na horizontal e faça cortes ou fatias horizontais na chalota, segurando-a com firmeza. Evite cortar até à raiz para manter a cebola unida e facilitar o corte.
6) Segurando a faca num ângulo de 90 graus, corte as chalotas em filas iguais em direção à raiz.
Quanto tempo duram as chalotas na despensa?
Se conservar as chalotas num local fresco e seco, elas manterão o seu sabor e aroma durante cerca de um mês ou dois.
Receitas que utilizam chalotas
Se quiser experimentar chalotas nos seus cozinhados, veja como as utilizamos nestas receitas:
- Bánh Cuốn
- Salada de Deusa Verde Tiktok
- Costeleta de porco vietnamita (Sườn Nướng)
- Esparguete de abóbora à carbonara