Por O Globo*
Está prevista para o próximo dia 25 uma sessão deliberativa no Senado Federal para discutir o projeto de Lei 73/2021, batizado de “Lei Paulo Gustavo”, que prevê o repasse de R$ 4,2 bilhões pela União a estados e municípios para investimentos no setor cultural. O objetivo da proposta é mitigar efeitos da pandemia de Covid-19 na área.
(…)
“A restrição à circulação de pessoas, seja de forma voluntária, seja por determinação do poder público, afeta sobremaneira o setor cultural no Brasil, situação que não pode ser suportada apenas pelos próprios fazedores de cultura. Haja vista o momento crítico, poderá haver o encerramento definitivo de inúmeros espaços e iniciativas culturais se não houver o apoio governamental”, justificou o senador Paulo Rocha (PT-PA), um dos autores do projeto de Lei.
De acordo com os autores, a iniciativa também quer evitar que o governo use o recurso da Cultura para outras finalidades. Após a aprovação da PEC Emergencial, em março deste ano, foi autorizado que até 2023 a União possa utilizar o superávit de alguns fundos públicos para o pagmento da dívida pública.
*Matéria originalmente publicada no jornal O Globo e revista Época do dia 22 de junho.