Frango frito coreano (doce, picante & extra crocante!)

  • Compartilhar Isso
Olympia Ramirez

Esta receita de frango frito coreano é doce e vem com um toque de gochujang. Esta receita é especificamente a versão doce e picante, chamada yangnyeom-chikin, que significa "frango temperado", mas você pode deixar isso sem molho para um deleite incrível também.

O que há de tão especial no frango frito coreano?

O frango frito coreano, também geralmente designado por "huraideu-chikin", é um género de comida coreana que se distingue do frango frito americano e até de outros frangos fritos asiáticos, como o tori karaage japonês. Se estiver a pensar nas origens, os americanos estacionados na Coreia do Sul durante o final da década de 1940 ajudaram a influenciar o frango frito na Coreia.bancas e restaurantes na Coreia do Sul e agora na América.

Ao contrário do frango frito americano, que tem uma crosta espessa, o frango frito coreano tem uma camada exterior fina feita com fécula de batata e é frito duas vezes para obter aquele crocante extra. Atualmente, tenho experimentado muitos restaurantes diferentes de frango frito coreano nos EUA, como o Bonchon (mais de 300 lojas em todo o mundo), o Love Letter Pizza and Chicken e o Pelicana (mais de 2.000 lojas só na Coreia do Sul).

Depois de me apaixonar pelo frango frito doce e picante da Pelicana, quis criar a minha própria receita para fazer em casa. Depois de mexer e vasculhar a Internet à procura de qualquer noção da receita deles, consegui uma receita bastante aproximada. Uma das partes mais importantes desta receita é marinar a carne para que fique bem suculenta por dentro. Uma vez que se frita duas vezes, quer-se evitar quesecagem.

O frango & ingredientes da marinada

Para esta receita, pode utilizar coxas ou asas de frango. Eu prefiro as coxas com pele, para que ainda obtenha a gordura da pele. Prepare o seu frango desossando as coxas de frango e/ou cortando as asas em pedaços separados, de modo a que a asa e a coxa fiquem separadas (isto ajuda a fritar uniformemente e a comer).

Para a marinada, misture o sal, a pimenta, o alho em pó, o gengibre em pó e a cebola em pó numa tigela. Em seguida, adicione a água e o vinagre branco e certifique-se de que todos os ingredientes estão incorporados. Esta marinada é bastante espessa e volumosa, como a compota de maçã. Se precisar de adicionar mais água, adicione uma colher de sopa de cada vez. Coloque o frango preparado num recipiente hermético, verta a marinada sobre oo frango e certificar-se de que todos os pedaços estão revestidos.

Agora, tem de marinar durante a noite (ou pelo menos 12 horas) - eu sei, a agonia da espera! Mas o que é ótimo é que pode preparar isto com antecedência. À semelhança do tori karaage, apercebemo-nos de que quanto mais tempo marinássemos, melhor seria o sabor. Pode marinar até 18 horas e fica bom na mesma (eu não marinei mais do que isso)!

Marinada húmida & farinha

O que torna este frango super estaladiço é a utilização de fécula de batata (e a fritura dupla). A fécula de batata também evita que a pele escureça demasiado depressa quando se frita o frango duas vezes. Obtive os melhores resultados quando utilizei uma proporção de dois para um de fécula de batata para farinha de trigo.

Uma dica que recomendo é retirar o frango marinado do frigorífico pelo menos 30 minutos antes de começar a fritar. Desta forma, o frango pode atingir a temperatura ambiente e não ficar demasiado frio, o que poderia provocar uma cozedura irregular.

Para a massa seca, misture a fécula de batata, a farinha de trigo e o sal numa tigela e mexa. Pegue num pedaço de frango e cubra-o com a massa seca, retire o excesso de marinada com os dedos. Certifique-se de que retira o excesso de massa e, em seguida, coloque-o numa grelha. Repita com todos os pedaços de frango.

Cozinhar - método de fritura dupla

Numa panela de fundo grosso, adicione cerca de 5 cm de óleo vegetal (ou outro óleo de cozinha neutro) e aqueça-o até atingir 375 °F. É muito importante certificar-se de que o óleo está quente antes de adicionar o frango, pois isso pode alterar o tempo.

Cada lote deve fritar durante cerca de dois a quatro minutos, dependendo do tamanho do frango - verifique um pedaço de frango com um termómetro de leitura instantânea para se certificar de que atinge 165 °F. Nesta altura, o frango deve estar castanho-claro e ligeiramente estaladiço.

Retire o lote do óleo e coloque-o numa grelha forrada com papel absorvente. Eu gosto de colocar o frango em secções na grelha para saber qual o lote que foi frito primeiro; isto ajudará na segunda fritura. Certifique-se de que o óleo voltou à temperatura correcta e repita com o lote seguinte.

esquerda: frito uma vez. direita: duplamente frito

A fritura dupla ajudará a obter uma camada externa super crocante e dourada, semelhante às batatas fritas crocantes de batata doce e carne de porco agridoce. É também uma parte muito significativa do que torna o frango frito coreano diferente de outras variações.

Se tocar no frango frito com a pinça, deve conseguir ver uma grande diferença na dureza entre o frango que foi frito uma vez e o que foi frito uma segunda vez.

O molho

Enquanto estiver a fritar o frango, pode também fazer o molho doce e picante. Este molho é específico para o yangnyeom-chikin e inclui normalmente uma combinação de gojuchang (pasta de malagueta vermelha fermentada) e adoçante, como xarope de arroz ou mel, juntamente com outras especiarias e ingredientes. Na maioria das vezes, este molho é picante devido ao gojuchang, que é vendido em vários graus de picante. PodePode encontrá-lo na sua mercearia coreana local ou online.

Para esta receita, gosto de colocar óleo de sésamo numa caçarola em lume médio e adicionar alho picado. Cozinhe o alho até ficar perfumado (cerca de 30 segundos) e baixe o lume para médio-baixo. Em seguida, misture o gojuchang, o mel, o molho de soja e o ketchup na caçarola. Cozinhe o molho durante mais um minuto até todos os ingredientes estarem totalmente incorporados - não deve ferver este molho, uma vez que éjá espessa.

Numa tigela grande, adicione o frango e verta cerca de metade do molho sobre o frango. Agite a tigela para cobrir totalmente o frango e adicione mais molho de acordo com a sua preferência. Sirva o frango frito coreano com um lado de rabanete daikon em conserva (chicken-mu), algumas batatas fritas e uma cerveja bem gelada. Se gosta de comida coreana, também pode acompanhar este prato com bulgogi de porco picante, tteokbokki, coreanosalada de batata e japchae.

O que é que o frango frito coreano tem de diferente?

O frango frito coreano é diferente do frango frito americano porque utiliza fécula de batata na sua massa para criar uma camada exterior extra fina, mas estaladiça. Também é frito duas vezes para criar esta camada castanha dourada no exterior.

Porque é que o frango frito coreano é tão estaladiço?

O frango frito coreano é super estaladiço devido à adição de fécula de batata na sua massa e à fritura dupla do frango. Esta segunda fritura também evapora a humidade extra do frango após a primeira fritura. O frango frito coreano é conhecido por se manter extra estaladiço durante um longo período de tempo, mesmo com uma cobertura!

Como se chama o frango frito coreano?

O frango frito coreano simples é designado por huraideu-chikin e o frango frito coreano com um molho doce e picante é designado por yangnyeom-chikin.

Qual é o sabor do frango frito coreano?

O Yangnyeom-chikin, ou frango frito coreano temperado com uma cobertura, tem um sabor picante adocicado com notas de especiarias como o alho, o gengibre e a cebola.

Frango frito coreano (doce, picante & extra crocante!)

4.91 de 10 votos O frango frito coreano crocante, doce e picante é um ótimo aperitivo ou lanche que você pode fazer em casa. Esta receita lhe dará frango frito que surpreendentemente permanece extra crocante, mesmo com seu esmalte cristalizado. PIN BY: Preparação: 30 minutos Cozinhe: 30 minutos Marinar: 12 horas horas Total: 13 horas SERVIDORES: 5

Ingredientes

Marinada húmida

  • 2 lb (907,2 g) de frango com pele, coxas desossadas ou asas/pernas
  • 1 ½ colher de chá de sal
  • ▢ ½ colher de chá de pimenta
  • 4 colheres de sopa de alho em pó
  • 3 colheres de sopa de gengibre em pó
  • 6 colheres de sopa de cebola em pó
  • ▢ ¾ c água adicionar mais se necessário
  • 2 colheres de sopa de vinagre branco

Massa seca & fritura

  • Óleo alimentar neutro Óleo vegetal de preferência
  • 1 c de fécula de batata
  • ▢ ½ c de farinha de trigo
  • 1 ½ colher de chá de sal

Molho

  • 4 colheres de chá de óleo de sésamo
  • 4 dentes de alho picados
  • 1 colher de sopa de gojuchang
  • ▢ ½ c mel
  • ▢ ½ c ketchup
  • ▢ ¼ c de molho de soja

Instruções

Marinada húmida

  • Prepare o seu frango desossando as coxas de frango ou cortando as asas ao meio, de modo a que a asa e as coxas sejam duas peças separadas (isto ajudará a fritar e a comer).
  • Se estiver a usar coxas de frango, corte-as em pedaços de 1 ½ a 2 polegadas. Gosto de me certificar de que cada pedaço tem pele.
  • Numa tigela, misture o sal, a pimenta, o alho em pó, o gengibre em pó e a cebola em pó. Utilize um garfo ou um batedor para misturar bem os ingredientes secos. Adicione a água e o vinagre à tigela e bata até que todos os ingredientes estejam misturados. A sua marinada deve estar mais espessa, semelhante a uma compota de maçã. Se precisar de mais água, adicione uma colher de sopa de cada vez.
  • Num recipiente hermético, coloque os pedaços de frango e verta a marinada húmida por cima. Certifique-se de que cada pedaço fica bem revestido. Deixe marinar no frigorífico durante, pelo menos, 12 horas e até 18 horas.

Massa seca & fritura

  • Retire o frango marinado do frigorífico cerca de 30 minutos antes de o fritar, para que fique à temperatura ambiente. Se o fritar diretamente do frigorífico, é possível que os centros fiquem crus quando o exterior estiver devidamente cozinhado.
  • Numa panela de fundo pesado, adicione cerca de 5 cm de óleo vegetal e aqueça-o a 375 °F.
  • Numa tigela rasa, misture a fécula de batata, a farinha de trigo e o sal.
  • Pegue num pedaço de frango, retire o excesso de marinada e cubra-o bem com a massa seca, retire o excesso de pó e coloque-o numa grelha de secagem sobre uma meia assadeira. Repita com todos os pedaços de frango.
  • Antes de fritar, certifique-se de que o óleo marca 375 °F (repita isto quando estiver a fazer novas fornadas também). Utilizando pinças, baixe cuidadosamente os pedaços de frango para o óleo, mas não encha a panela. Frite cada fornada durante cerca de dois a quatro minutos, dependendo do tamanho do frango. Vire o frango de vez em quando para que ambos os lados fiquem dourados. Utilize um termómetro para verificar a temperatura - o frango deve estar a 165 °F.O exterior deve estar castanho claro. Retire o frango e coloque-o numa grelha forrada com papel absorvente. Repita o processo com os restantes pedaços de frango.
  • Segunda fritura: depois de todos os pedaços de frango estarem fritos, retire os pedaços carbonizados ou acastanhados do fundo da panela (gosto de utilizar um coador pequeno para os retirar). Em pequenas porções, volte a fritar o frango, colocando-o novamente no óleo e cozinhando-o durante mais dois a três minutos ou até a camada exterior estar muito estaladiça e dourada a médio-escuro. Retire o frango e seque-oem toalhas de papel sobre grelhas de arame.

Molho

  • Coloque o óleo de sésamo num tacho em lume médio e adicione o alho. Assim que o alho estiver perfumado (cerca de 30 segundos), baixe para lume médio-baixo e adicione o gojuchang, o mel, o ketchup e o molho de soja. Mexa o molho e cozinhe durante cerca de um minuto para o aquecer. Não quer ferver este molho, apenas para o aquecer ligeiramente para o frango.
  • Numa tigela grande, adicione o frango e deite cerca de metade do molho para começar. Misture o frango e o molho até ficar revestido, adicionando mais molho se necessário.
  • Sirva o seu frango com pickles de rabanete daikon, batatas fritas e uma cerveja gelada!

Notas

Não precisa de usar o molho se quiser comer o frango frito coreano simples - ele continua a ser super saboroso por si só!

Factos nutricionais (por dose)

Calorias: 637,4 kcal17,4 g 27 % Gordura saturada 4,5 g 28 % Colesterol 65,3 mg 22 % Sódio 2364,5 mg 103 % Potássio 1029,1 mg 29 % Hidratos de carbono 97,8 g 33 % Fibra 6,4 g 27 % Açúcar 35,7 g 40 % Proteína 26,5 g 53 % Vitamina A 245 UI 5 % Vitamina C 6,7 mg 8 % Cálcio 96,8 mg 10 % Ferro 4,6 mg 26 % * Os valores percentuais diários baseiam-se numa dieta de 2000 calorias. Prato: Aperitivo Cozinha: Coreana Palavra-chave: comida de cerveja, Frango frito,asas de festa

Olympia Ramirez é uma aclamada blogueira e escritora de culinária, conhecida por suas receitas deliciosas, histórias culinárias cativantes e habilidades fotográficas impecáveis. Apaixonada por tudo relacionado à alimentação, Olympia dedicou sua carreira a explorar o diversificado mundo das artes culinárias e a compartilhar suas experiências com seus leitores.Nascida e criada numa cidade vibrante e multicultural, Olympia sempre esteve exposta a uma variedade de sabores e cozinhas desde tenra idade. Sua jornada culinária começou na cozinha de sua família, onde aprendeu técnicas culinárias tradicionais e receitas secretas de família que foram transmitidas de geração em geração. Essas primeiras experiências despertaram seu amor pela culinária e a inspiraram a seguir carreira na indústria alimentícia.Depois de se formar em artes culinárias, Olympia viajou muito, mergulhando em diferentes culturas e nas suas tradições culinárias únicas. Dos movimentados mercados de alimentos na Ásia aos restaurantes com estrelas Michelin na Europa, ela saboreou uma infinidade de cozinhas e adquiriu um conhecimento profundo das complexidades de cada prato.O blog de Olympia, Blog sobre Comida, serve como uma plataforma para ela compartilhar seu conhecimento, experiência e paixão por comida com seus leitores dedicados. A cada postagem, ela leva seu público a uma aventura culinária, explorando novas receitas, descobrindo restaurantes locais e apresentando suas próprias criações criativas. Através delablog, Olympia tem como objetivo inspirar outras pessoas a abraçar a alegria de cozinhar, experimentar sabores e criar experiências gastronômicas memoráveis ​​para seus entes queridos.Além de seu blog, Olympia também contribuiu para diversas publicações sobre culinária, tanto online quanto impressas, e colaborou com chefs e marcas de alimentos renomados. Seu trabalho foi reconhecido por sua qualidade excepcional e conquistou seguidores leais de entusiastas da culinária que aguardam ansiosamente suas últimas postagens.Quando não está escrevendo ou preparando uma tempestade na cozinha, Olympia pode ser encontrada explorando mercados de produtores, experimentando novos restaurantes ou entregando-se a outros hobbies, como fotografia e viagens. Com seu entusiasmo contagiante e profundo conhecimento do mundo culinário, Olympia Ramirez continua a deixar uma marca duradoura na comunidade de blogs de culinária.