Índice
A cozinha vietnamita é um tesouro de opções, pelo que poderia literalmente comer algo novo todos os dias, durante semanas, sem ficar sem opções! Se estiver de visita ao Vietname ou a um restaurante vietnamita e estiver a pensar que comida deve provar a seguir, deixe-me ajudar.
Tenho cozinhado comida vietnamita neste blogue há cerca de 13 anos e comido comida vietnamita durante toda a minha vida. Tive a sorte de visitar o Vietname apenas algumas vezes, mas gostava de poder ir outra vez! Pensei que podia ajudar a dar-vos pistas sobre os pratos vietnamitas mais populares que devem conhecer para vos ajudar a encontrar algo que gostem de comer.
Por isso, sem nenhuma ordem em particular, aqui estão alguns dos alimentos vietnamitas mais deliciosos e mais populares que precisa de conhecer.
Bún bò Huế - carne de vaca picante & sopa Huế de porco
Phở é um alimento básico bem-vindo e delicioso, mas não negligencie o bún bò Huế, uma sopa de carne de porco picante da cidade vietnamita central de Huế, se ainda não a experimentou. Este é um caldo potente e de porco com macarrão de arroz redondo e uma grande variedade de carne.
O Bún bò Huế está repleto de muito sabor e aroma, e ervas frescas ao lado para adicionar como quiser. Estes vegetais são uma adição bem-vinda para suavizar as suas temperaturas, bem como o sabor.
No estilo clássico de Huế, você sabe que esta sopa será picante! Normalmente, você será servido um lado de sate ou pasta de chile picante para adicionar como quiser para apimentar ainda mais as coisas.
Bánh cuốn - folhas de arroz enroladas com carne de porco & cogumelos
takeout local: bánh cuốn de porco e camarão com legumesQuando você deseja comida vietnamita, mas não quer um prato de arroz ou macarrão, o bánh cuốn é a escolha perfeita. Bánh cuốn são folhas de farinha de arroz cozidas no vapor, normalmente recheadas com carne de porco e cogumelos, ou mistura de camarão, e regadas com um molho vietnamita.
Estas guloseimas embrulhadas são super divertidas de comer, e todos os acessórios que as acompanham dão-lhe também uma vibração vibrante e fresca: pepino cortado, rebentos de feijão, chalotas fritas. São normalmente servidas com cha lua, ou rolinhos de ovo fritos também.
Eu normalmente peço uma porção junto com meus pedidos de bánh mì para viagem. Eu adoro comer bánh cuốn e era um prazer quando mamãe preparava um lote - pode ser bastante trabalhoso. Há apenas um restaurante dedicado perto de mim que faz bánh cuốn legítimo, então você pode apostar que terei uma receita para este em breve.
Carne de vaca & frango
Não há como evitar este, e por uma boa razão. Phở é uma sopa de macarrão de arroz vietnamita deliciosa e que aquece a alma que você deve experimentar. Ele vem principalmente nas versões de frango ou carne bovina. Cada um é coberto com a carne usada para o caldo. Meus favoritos são frango desfiado de carne escura ou almôndegas, peito e tendão para phở de carne bovina. Cubra com coentro e cebola, uma pitada de limão e você está pronto para ir.
Phở é o que colocou a cozinha vietnamita no mapa na América e no mundo. Phở é o nome da sopa, mas na verdade se refere ao tipo exato de macarrão usado nesta sopa.
No restaurante da minha mãe nos anos 90, phở era um dos principais itens do menu que as pessoas pediam. Mas verdade seja dita, eu adorava comer em casa, sempre que ela colocava uma panela grande. Quando a mãe não estava cozinhando, adorávamos o Beef Noodle # 1 em San Jose (que infelizmente agora está fechado). Confira a receita de frango phở que aprendi com minha mãe.
Bánh mì - Sandes vietnamitas
Se quer conhecer a comida vietnamita, também tem de experimentar o bánh mì. O bánh mì é também uma das comidas vietnamitas mais populares, com a sua popularidade ainda a crescer. Estas sanduíches são a comida perfeita para levar, com variedades aparentemente infinitas de carnes frias, mas a carne de porco domina aqui.
Adoro a sandes de carne combinada para ter um pouco de tudo, e quando se encontra uma loja que faz a quantidade certa de maionese, paté e pickles de daikon e cenoura, num pão perfeitamente tostado, é como se as estrelas estivessem alinhadas.
Se tiveres a capacidade de experimentar qualquer coisa outros Nos meus locais favoritos, gosto de comprar 1-2 sanduíches extra para voltar a fazer no dia seguinte. 300°F em convecção durante 3 minutos a partir de um início frio (depois de retirar os vegetais) = sobras fantásticas.
Se não tem sanduíches vietnamitas perto de si, veja a minha receita de bánh mì e também a receita de carne de porco.
Gà xào sả ớ t - frango picante com erva-limão
Um forte toque de pimentas e molho de peixe dá a este prato de frango frito muito sabor. Também adoro o sabor do capim-limão. Combine-o com uma grande porção de arroz e terá uma refeição profundamente satisfatória. Não admira que esta receita estivesse entre os três pratos vietnamitas mais pedidos no antigo restaurante da mãe!
Esta receita de frango com erva-limão picante é óptima para fazer em lotes e também para reaquecer nos dias seguintes.
Cá kho tộ - peixe-gato estufado em panela de barro
Cá kho tộ é um prato popular de peixe refogado conhecido pelo seu intenso molho glaceado à base de molho de peixe caramelizado. É espesso. É rico, é super potente. Se nunca provou molho de peixe, é assim que vai mergulhar de cabeça.
Se não se importar com as pimentas, este molho pode ser bastante picante, pois há muita ousadia para elas se agarrarem. Escusado será dizer que este molho significa que terá de acompanhar o peixe com muito arroz.
Bánh xèo - crepes salgados vietnamitas
Conhece alguma receita com frituras estaladiças que não atraia um grande número de fãs? Os bánh xèo são crepes salgados vietnamitas, normalmente recheados com carne de porco fatiada, camarão, rebentos de feijão e feijão mungo.
Parte-se um pedaço do "crepe" dobrado, embrulha-se com alface e ervas aromáticas e mergulha-se no molho de peixe. É um tipo de comida prática e muito divertida para comer em grupo, uma vez que é uma refeição interactiva.
É ótimo fazê-las em grandes quantidades para que o tempo de repouso da massa valha a pena e, uma vez que é preciso comprar cerca de 4 tipos de ervas para comer com isto, não se quer desperdiçar os molhos.
Gỏi cuốn - rolinhos primavera frescos
Outra comida vietnamita tradicional e muito popular é o gỏi cuốn. São rolinhos primavera frescos recheados com macarrão de arroz, alface e ervas, tipicamente com alguma versão de carne de porco e camarão, todos enrolados em folhas de papel de arroz.
Estes rolinhos primavera são tão divertidos e fáceis de comer 4-5 de uma só vez, especialmente se tiver um saboroso molho de hoisin/amendoim para os mergulhar. O papel de arroz fica estragado/duro depois de congelado e o reaquecimento torna-se complicado, uma vez que há vegetais frescos no interior. Por isso, faça ou compre apenas o suficiente para comer no mesmo dia.
Bánh cam - bolinhas de sésamo fritas
As Bánh cam são pequenas guloseimas estaladiças que se podem encontrar em lojas de sobremesas, vendidas por cerca de 2-4 por 1 dólar, dependendo do tamanho pequeno ou grande. e textura estaladiça.
No interior, o recheio de feijão mungo é doce e macio, combinando na perfeição com a textura da casca exterior. São super viciantes e uma óptima sobremesa para preparar para uma reunião familiar.
Não se comeu uma bánh cam como deve ser se não a tivermos comido fresca, seja na loja ou se a fizermos em casa.
Bánh chưng - bolinhos de arroz pegajosos e saborosos
Vendedor de comida em Sapa a mostrar bánh chưng cozido a vapor (à esquerda) e frito (à direita)Quando chega o Ano Novo Lunar, começa-se a ver o bánh chưng a aparecer por todo o lado. Não é propriamente algo que se possa comprar em restaurantes, mas estes saborosos bolos de arroz pegajoso aparecem em supermercados, montras e pontos de venda de comida vietnamita por todo o lado.
São tijolos de arroz pegajoso embrulhados em folha de bananeira, com um centro de feijão mungo e carne de porco gordurosa - fazem-me pensar em casa. Corta-se em secções rectangulares e serve-se com cha lua, ou a minha forma preferida é fritá-los na frigideira (ou no ferro de waffles!) para obter um exterior estaladiço e dourado.
Gỏi - saladas
salada de manga verde e camarão com amendoins esmagados, molho de peixe, lascas de camarãoA cozinha vietnamita está repleta de legumes frescos, por isso pode apostar que as saladas simples também serão populares. Uma das mais populares é uma salada de manga verde com camarão, amendoins, muitas ervas, bolachas de camarão e temperada com molho de peixe.
A papaia verde é fresca, com um sabor leve e estaladiço, por isso esta salada é óptima com pequenas explosões de sabor da carne seca intensa e do molho de salada à base de molho de soja.
E se ainda não se fartou, os rolinhos primavera vietnamitas são tecnicamente saladas também - rolinhos de salada se traduzirmos gỏi cuốn.
Cơm tấm - arroz quebrado
arroz quebrado com carne de porco desfiada e costeleta de porco no Com Tam Ba Ghien, Saigão, VietnameCơm tấm significa literalmente arroz quebrado, mas é o nome de todo o prato. Este é um prato vietnamita muito comum e modesto que parece uma refeição caseira para mim. Eu costumava comer isso o tempo todo em restaurantes, principalmente para refeições noturnas quando a maioria das outras lojas fechava.
Cơm tấm é tipicamente servido com uma proteína como uma costeleta de porco grelhada, ou thịt nướng, e vem com lados como rolos de ovo e bolo de ovo cozido no vapor. Para vegetais, é emparelhado com pepino fatiado, tomate, repolho em conserva e até mesmo algumas cebolinhas em óleo em cima da carne e vegetais.
Na maior parte das vezes, tem a opção de adicionar bì em cima do arroz, que é carne de porco desfiada e pele de porco - não se vê isto em muitos outros pratos vietnamitas.
Cháo gà - papas de arroz com frango
cháo gà caseiro c/ acompanhamentos: coentros, cebola, pasta de pimentão, "cruellers" fritos, ovo de pato salgadoUm prato super saboroso e humilde de mingau de arroz é o que os vietnamitas chamam de cháo gà. O prato de mingau de arroz que todas as culturas asiáticas parecem ter. Tenho certeza de que todos esses países encontraram essa receita porque é uma maneira simples e super econômica de esticar o que eles têm à mão e porque é delicioso.
Pode ser feito com uma galinha inteira ou meia galinha, com arroz a preços muito acessíveis, e pode até esticar um tacho ainda mais, usando a quantidade de água que quiser. Há alguns restaurantes que fazem isto, mas pode facilmente fazer cháo gà em casa - é o que fazemos com as sobras de peru no dia a seguir ao Dia de Ação de Graças também!
Chả cá thăng long - peixe com açafrão e massa
Chả cá thăng long - durante a minha viagem a HanóiChả cá thăng long é um pouco um deleite para mim, uma vez que não é realmente um alimento diário e é mais divertido quando se pode reunir um grupo para partilhar isto. É peixe com uma marinada super aromática, com a sua forte cor amarela proveniente da curcuma. Este peixe é rapidamente salteado numa frigideira com muito endro e cebolas verdes, um óleo neutro que absorve toda a bondade dos vegetais, e marinada.
Depois de o peixe estar pronto, deixam o lume brando ou desligam o lume e está pronto para o grupo mergulhar! Pega-se num pedaço e coloca-se na tigela pequena. Junta-se a massa, os amendoins, as ervas aromáticas e os molhos para temperar e alternam-se as dentadas de peixe e massa. Esta foi uma das refeições mais divertidas e deliciosas que tivemos no Vietname!
Bún chả - rissóis de porco grelhados com massa
Uma especialidade de Hanói, o bún chả é um prato tradicional vietnamita de rissóis de porco grelhados e carne de porco fatiada com noodles e vegetais. É um prato delicioso que se parece muito com o bún thịt nướng, mas com algumas diferenças específicas.
A carne é tipicamente um hambúrguer de porco moído, servido numa versão quente de molho de peixe, e em vez de ter todos os vegetais e noodles na tigela, são servidos separadamente.
Para todos os gourmets que seguiram as viagens de Anothony Bourdain, esta é a comida que Tony e o ex-presidente Obama compartilharam em 2016 em Hanói. Esta viagem e episódio de TV desde então lançou Bún Chả Hương Liên na fama, mesmo até quando eu tive a chance de passar por Hanói no final de 2020.
Rau muống - glória da manhã
Rau muống, também conhecido como glória da manhã, kang kong ou on choy, é cultivado em todo o sudeste da Ásia e visto em muitas cozinhas lá. Esta planta tropical é algo que eu tinha o tempo todo na mesa de jantar.
Em quase todas as refeições caseiras, há arroz, um prato de carne e uma sopa ou um prato de legumes. Tínhamos sempre um acompanhamento simples de rau muống cozido, e eu adorava-o. Este legume cozinha tão depressa que é mais como um branqueamento, mas também havia um prato grande dele, com uma grande tigela da água verde da cozedura como um limpador de palato, ou "sopa" depois.
É claro que, para isso, haveria uma grande tigela partilhada de molho que você dividiria em sua própria tigela de mergulho. Uma versão mais diluída e com limão de nước chấm combina perfeitamente com a glória da manhã cozida.
Chè - sobremesas quentes ou frias à base de líquidos
Chè tricolor com gelo picado, leite de coco, feijão mungo, feijão vermelho, geleia de pandanChè é um termo abrangente para a categoria popular de sobremesas líquidas vietnamitas. A variedade é bastante vasta, sendo que o chè mais comum é, sem dúvida, o chè ba màu. O chè pode ser gelado, à temperatura do frigorífico, à temperatura ambiente ou mesmo quente, sendo cada um deles servido de formas específicas (por exemplo, não existe realmente um chè ba màu quente).
Uma vez que se trata de uma sobremesa, estas serão doces. O chè é normalmente acompanhado de leite de coco ou de algum tipo de xarope aromatizado. Numa recente viagem ao Vietname, encontrámos algumas lojas que traduziam o chè para inglês como "sweet gruel" (papa doce), o que, para algumas variedades, é uma forma muito desagradável de descrever estas sobremesas.
Sim, eles podem ser grossos e sopapos, como um dos meus favoritos: chè bắp (menos comum nas lojas). A versão taro deste é muito mais popular nas lojas de chè. Quando estiver em Little Saigon de OC, certifique-se de verificar o meu local favorito: Thach Che Hien Khanh ou Bambu.
Cà phê - Café vietnamita
A popularidade do café vietnamita está a explodir e por boas razões. Este café é muito forte e tem um sabor muito doce. É sem dúvida uma delícia. Em casa, o café vietnamita é cuidadosamente preparado por gotejamento utilizando uma torrefação francesa escura, 1 chávena de cada vez com um filtro de metal chamado phin (pronuncia-se "feen").
Este café pode ser servido quente, mas como é muito forte, pode ser facilmente adicionado a um copo grande de gelo picado e apreciado lentamente à medida que o gelo derrete.
É tão forte que substitui a minha rotina típica de café expresso / latte / cortado duas vezes por dia. Aprenda a fazer facilmente café vietnamita em casa!
Nước chấm - Molho vietnamita
Nước chấm não é tecnicamente um prato, e também não é simplesmente um molho de peixe puro. É um molho para mergulhar. é a Aprenda a dominar este molho de peixe e deixará de estar à mercê do que quer que seja que um restaurante lhe sirva, porque pode mudar completamente o resultado de um prato.
É realmente um molho que se vê usado para todos os tipos de comida vietnamita, como carne de porco grelhada com macarrão, bánh xèo, sườn nướng (costeletas de porco grelhadas), e para todos os tipos de rolos como rolinhos primavera frescos, rolinhos primavera fritos e saladas também.
Bò kho - guisado de carne de vaca vietnamita
Pedaços tenros de carne de vaca cozinhada lentamente, combinados com pedaços de cenoura e um líquido de refogado saboroso, perfeito para acompanhar um pão vietnamita fresco.
O Bò kho é comida de conforto, e é um guisado muito fácil e fácil de experimentar para quem está pela primeira vez. Adoro juntar o manjericão tailandês e mergulhar pedaços pequenos de carne numa mistura pastosa de sal, pimenta e sumo de limão.
Bún thịt nướng - carne de porco grelhada com massa de arroz
Este é um daqueles pratos vietnamitas que, por alguma razão, me trazem uma sensação de alegria. É leve e fresco, com notas brilhantes dos pickles e do molho de peixe com limão, contrastando com a carne de porco crocante e caramelizada.
É claro que tem uma enorme componente de vegetais e ervas aromáticas, típica dos pratos vietnamitas, e são uma adição bem-vinda para dar variedade a este prato. Embora normalmente seja apresentado de forma um pouco organizada, adoro misturar tudo e mergulhar a carne de porco antes de cada dentada. Pontos de bónus se grelhar a carne de porco no carvão em casa.
O Bún thịt nướng é um daqueles pratos que, por alguma razão, me atrai uma forte ligação ao estilo de restaurante Chipotle. Você poderia facilmente ter opções alternativas de carne, sub macarrão para arroz, escolher suas próprias ervas e fazer algumas variações de molho. Seria como uma versão muito melhor do Flame Broiler - por que isso ainda não existe aqui?
Patê sô - folhados recheados com carne
Claramente rotulados com todo o tipo de influências francesas, estes bolos foram alegremente integrados na cozinha vietnamita, sendo normalmente vendidos em lojas de sanduíches ou de comida para levar.
O Patê sô é fantástico quando está fresco, mas se o fizer ou comprar, compre um pouco mais para reaquecer, uma vez que continua a ser muito bom no dia seguinte!
C à ri g à - Caril de frango vietnamita
O caril de frango vietnamita é um prato que adoro comer em casa e que vi ocasionalmente ser vendido nas ruas do Vietname. Este é especificamente feito com frango e carregado com batatas e cenouras, e um caldo relativamente líquido que pode ser servido com uma baguete crocante ou mesmo com arroz.
A marinada de caril no frango dá-lhe imenso sabor e mantém-no tenro. E a pasta de caril asiática, com muitos talos frescos de erva-príncipe na panela, faz com que este prato se destaque dos caris de outros países.
Devido à sua popularidade relativamente baixa, não o encontrará na maior parte dos restaurantes, mas é um prato muito agradável de experimentar e fácil de fazer em casa. Adoro ter uma panela grande que me dura uma semana.
Sườn nướng - Costeletas de porco vietnamitas
Estas costeletas de porco são frequentemente servidas com arroz quebrado (com tam), mas também podem ser servidas com arroz normal!
A marinada está repleta de aromas como erva-limão, alho e chalotas, e as costeletas estão a nadar em molho de soja e molho de peixe, para ficarem super saborosas e suculentas quando as cozinhar.