29 jun

Reitores vão ao MEC para garantir verbas às Universidades Federais do Pará

 

Na noite desta quarta-feira (28), o coordenador da bancada do Pará no Congresso Nacional, senador Paulo Rocha (PT-PA), acompanhado dos reitores:  da Universidade Federal do Pará –UFPA, professor Emmanuel Tourinho; Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa, professora Raimunda Nonata Monteiro; Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – Unifesspa, professor Maurílio de Abreu Monteiro e o vice-reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA, professor André Moacir Lage Miranda, estiveram em audiência com o ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho.

O coordenador da bancada, senador Paulo Rocha, abriu a reunião expondo rapidamente a grave crise financeira que ameaça o bom serviço das instituições federais de ensino do Pará, que é de suma importância para o desenvolvimento do estado e do Brasil, além reiterar o pedido de apoio ao MEC, que “é fundamental para a manutenção de um ambiente acadêmico de segurança institucional, além de fortalecer as instituições como referência de ensino e pesquisas”, ressaltou o senador.

O ministro reiterou o compromisso de dar continuidade às ações institucionais estabelecidas e, em especial, ao pleito entregue pelas universidades. “O estado tem a sua história reconhecida. Sabemos do difícil e desafiador papel que os reitores têm que cumprir. O MEC está muito limitado pelo ponto de vista de recursos, mas dentro das limitações do ministério, iremos aumentar em 10% o teto para custeio e investimentos no orçamento das instituições, ainda para mês de agosto deste ano, com isto, talvez, possa corresponder à expectativa da comunidade acadêmica, educacional e estudantil e também da população”. Garantiu o ministro.

 

Novidades

0 Comment

related posts

add a comment