Avança projeto do PT que cria nova universidade no Pará

Mais uma instituição de ensino superior no Pará está próxima de sair do papel: a Universidade Federal do Xingu, a UFX. A proposta está inserida em projeto de lei do senador Paulo Rocha, do PT do Pará. A matéria foi aprovada na terça-feira, dia 12 de novembro, pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.

A sede da nova instituição será em Altamira, no Sudoeste do Pará, e não por acaso. É neste município onde está a Usina Hidroelétrica de Belo Monte. Segundo Paulo Rocha, a região se tornará um polo de desenvolvimento do Estado.

“A construção da usina atrairá uma série de empreendimentos. Já existe um campus da UFPA no município, mas ainda tem limitações. Daí vem a ideia de criar uma universidade no local. Esta será uma ótima oportunidade para a nossa juventude que vive na região se preparar, se profissionalizar e ajudar no desenvolvimento do nosso país”, explicou o petista.

O relator da matéria, senador Zequinha Marinho, do PSC do Pará, apresentou parecer pela aprovação da matéria. O senador afirmou que tem plena convicção de que a UFX desempenhará papel relevante em revolucionar todos os níveis educacionais na região.

O projeto para a criação da UFX segue agora para a Comissão de Educação do Senado em decisão terminativa – ou seja, caso não haja manifestação dos parlamentares e o colegiado a aprove, a matéria vai direto para a Câmara dos Deputados.