Saúde

Marajó e Tocantins podem receber hospitais de campanha

Em ofício, o senador Paulo Rocha pede que o Ministério da Saúde, em parceria com o governo do Pará, atenda pedidos das regiões de forma urgente
Foto: Mauricio Bazilio

Em ofícios enviados ao Ministério da Saúde, o senador Paulo Rocha (PT-PA) solicitou a implantação de dois hospitais de campanha no Estado do Pará: um na área oriental do arquipélago do Marajó, no município de Cachoeira de Arari, e outro na região de Integração do Tocantins, em Cametá.

A região do Marajó comporta 16 municípios e se subdivide em duas grandes áreas: ocidental e oriental. A ocidental já conta com um hospital regional e um de campanha, na cidade de Breves. Já a parte oriental não conta com nenhum dos tipos de unidade de saúde, em uma área onde os principais meios de locomoção são os transportes fluviais.

“Boa parte da população se desloca pelo arquipélago aglomerada em embarcações fluviais em busca de serviços e mercadorias. Isso dificulta muito para quem vive nas áreas ribeirinhas de obter um serviço médico adequado”, explica Paulo Rocha.

Na região de Integração do Tocantins, o senador afirma que há riscos iminentes do coronavírus se espalhar. Apenas em Cametá, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado no dia 18 de maio, já são 572 casos confirmados e 28 óbitos.

O hospital de campanha de Cachoeira do Arari servirá aos moradores do município e de Santa Cruz do Arari, Ponta de Pedras, Muaná, São Sebastião da Boa Vista, Soure e Salvaterra. Já a unidade da região de Integração do Tocantins atenderá, além de Cametá, aos municípios de Abaetetuba, Acará, Baião, Barcarena, Igarapé-Miri, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Moju, Oeiras do Pará e Tailândia.

O pedido é para que o Ministério da Saúde, em parceria com o governo do Estado do Pará, implante, em regime de urgência, unidades hospitalares e equipamentos como respiradores. Uma das principais dificuldades para atender o interior do Pará é a extensão territorial do Estado: 1,2 milhão de quilômetros quadrados, maior que toda a região do Sudeste do Brasil e superior duas vezes ao tamanho da Espanha.

Confira os ofícios:

Hospital de campanha em Cachoeira do Arari

Hospital de campanha em Cametá