Educação

Avança projeto que cria nova universidade no Pará

Proposta, de autoria do senador Paulo Rocha, foi aprovada nesta terça-feira (12) pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado
Emenda ao projeto propõe desmembrar campus de Altamira da UFPA para a criação da nova universidade. Foto: Divulgação

Mais uma instituição de ensino superior está próxima de sair do papel: a Universidade Federal do Xingu, a UFX. A proposta está inserida no Projeto de Lei 359/2017, de autoria do senador Paulo Rocha (PT-PA), e foi aprovada nesta terça-feira (12) pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

A sede da nova instituição será em Altamira, no Sudoeste do Pará, e não por acaso. É neste município onde está sendo construída a Usina Hidroelétrica de Belo Monte. Segundo Paulo Rocha, a região se tornará um polo de desenvolvimento do Estado.

“A construção da usina atrairá uma série de empreendimentos. Já existe um campus da UFPA no município, mas ainda tem limitações. Daí vem a ideia de criar uma universidade no local. Esta será uma ótima oportunidade para a nossa juventude que vive na região se preparar, se profissionalizar e ajudar no desenvolvimento do nosso país”, explicou o petista.

O relator da matéria, senador Zequinha Marinho (PSC-PA), apresentou parecer pela aprovação da matéria, com duas emendas de redação: uma tratando da criação da instituição a partir do desmembramento do campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) e, a outra, definindo os 15 municípios paraenses que deverão ser atendidos pela iniciativa.

“Temos plena convicção de que a UFX desempenhará este relevante e imprescindível papel em revolucionar todos os níveis educacionais na região, transformando-se na principal inspiração para o aumento do número de matrículas no ensino médio e consequente desenvolvimento de toda uma imensa e carente região do estado do Pará”, diz Zequinha, no relatório.

As duas últimas universidades no Estado foram lançadas durante os governos do PT. Em 2009, na gestão Lula, foi criada a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Já em 2013, no governo Dilma Rousseff, foi inaugurada a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

O projeto para a criação da UFX segue agora para a Comissão de Educação do Senado em decisão terminativa – ou seja, caso não haja manifestação dos parlamentares e o colegiado a aprove, a matéria vai direto para a Câmara dos Deputados.