NOTA DE PESAR E INDIGNAÇÃO DA SECRETARIA NACIONAL DE CULTURA DO PT PELO  INCÊNDIO DO MUSEU NACIONAL

O que acontece no Brasil hoje é criminoso! O orçamento do Museu foi drasticamente reduzido por Temer. É simplesmente criminoso o descaso

Lindbergh Farias (RJ), líder da bancada do PT no Senado Federal
 

Parte considerável da memória, da cultura, da pesquisa e da história do Brasil se perde no incêndio no Museu Nacional nesta noite. Deixando o país órfão de parte significativa dos registros de sua memória. Instituição bicentenária, o maior museu de História Natural da América Latina e um dos 5 maiores do mundo, que vivia com dificuldades de recursos e manutenção, teve sua situação orçamentária deteriorada após a aprovação da Emenda Constitucional 55 pelo governo golpista, é vítima de uma tragédia sem precedentes decorrente da precarização dos serviços públicos, especialmente em relação à ciência e a cultura.

A Secretaria Nacional de Cultura do Partido dos Trabalhadores expressa a sua tristeza e indignação com essa tragédia e reforça a urgência da retomada de políticas de memória, de museus e de patrimônio histórico para a garantia dos direitos culturais dos brasileiros e a afirmação soberana do país no mundo.

Brasília, 2 de setembro de 2018.

Secretaria Nacional de Cultura do PT